sicnot

Perfil

Mundo

França pede respeito pelo cessar-fogo na Síria

O chefe da diplomacia francesa disse hoje que as tréguas na Síria devem ser respeitadas, assim como os corredores humanitários para que as conversações de paz de Genebra consigam alcançar total credibilidade.

Hussein Malla

"No sentido de garantir credibilidade negocial, as tréguas devem ser plenamente respeitadas e os acessos humanitários devem ser feitos de forma livre e sem entraves", disse em Paris Jean-Marc Ayrault.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, as negociações de Genebra vão ser "difíceis", mas devem estar assentes "numa verdadeira transição política" na Síria.

As conversações de Genebra estão agendadas para segunda-feira e devem reunir a plataforma da oposição e a delegação do governo de Damasco.

O acordo de cessar-fogo foi assinado no passado dia 27 de fevereiro, mas todos os dias, ambas as partes, denunciam violações das tréguas, sobretudo na zona de Alepo.

Lusa

  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Primeiro-ministro entrega veículos elétricos à Administração Pública
    1:46

    País

    O primeiro-ministro entregou esta terça-feira os primeiros 55 carros elétricos, de um total de 170, que vão ficar ao serviço de vários organismos da Administração Pública. António Costa e quatro ministros saíram da cerimónia, no Terminal de Cruzeiros em Lisboa, já ao volante das novas viaturas.

  • Quem é Elon Musk?
    9:42