sicnot

Perfil

Mundo

França pede respeito pelo cessar-fogo na Síria

O chefe da diplomacia francesa disse hoje que as tréguas na Síria devem ser respeitadas, assim como os corredores humanitários para que as conversações de paz de Genebra consigam alcançar total credibilidade.

Hussein Malla

"No sentido de garantir credibilidade negocial, as tréguas devem ser plenamente respeitadas e os acessos humanitários devem ser feitos de forma livre e sem entraves", disse em Paris Jean-Marc Ayrault.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, as negociações de Genebra vão ser "difíceis", mas devem estar assentes "numa verdadeira transição política" na Síria.

As conversações de Genebra estão agendadas para segunda-feira e devem reunir a plataforma da oposição e a delegação do governo de Damasco.

O acordo de cessar-fogo foi assinado no passado dia 27 de fevereiro, mas todos os dias, ambas as partes, denunciam violações das tréguas, sobretudo na zona de Alepo.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.