sicnot

Perfil

Mundo

França pede respeito pelo cessar-fogo na Síria

O chefe da diplomacia francesa disse hoje que as tréguas na Síria devem ser respeitadas, assim como os corredores humanitários para que as conversações de paz de Genebra consigam alcançar total credibilidade.

Hussein Malla

"No sentido de garantir credibilidade negocial, as tréguas devem ser plenamente respeitadas e os acessos humanitários devem ser feitos de forma livre e sem entraves", disse em Paris Jean-Marc Ayrault.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, as negociações de Genebra vão ser "difíceis", mas devem estar assentes "numa verdadeira transição política" na Síria.

As conversações de Genebra estão agendadas para segunda-feira e devem reunir a plataforma da oposição e a delegação do governo de Damasco.

O acordo de cessar-fogo foi assinado no passado dia 27 de fevereiro, mas todos os dias, ambas as partes, denunciam violações das tréguas, sobretudo na zona de Alepo.

Lusa

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.