sicnot

Perfil

Mundo

Antigo líder de Tiananmen critica Donald Trump

Um antigo líder do movimento pró-democrático estudantil chinês de Tiananmen em 1989 criticou hoje o aspirante a candidato à Casa Branca Donald Trump, advertindo que os Estados Unidos arriscam abandonar as suas preciosas liberdades.

© Pichi Chuang / Reuters

Wu'er Kaixi afirmou estar a falar em nome dos dissidentes chineses que existem em todo o lado ao condenar o magnata do imobiliário, que na semana passada descreveu os protestos de 1989 em Pequim como um "motim".

"Depois de 27 anos no exílio desde esse 'motim' eu penso que posso falar por qualquer companheiro chinês exilado e preso ao condenar Trump", escreveu Wu'er Kaixi num comentário publicado na sua página oficial no Facebook.

"Eu não estou sozinho ao apelar a cada norte-americano que ofereceu refúgio aos chineses, incluindo a mim, para pôr de lado disputas partidárias e unir-se contra Trump", sublinhou o ativista chinês.

Para Wu'er Kaixi, o magnata republicano é "inimigo dos valores pelos quais os Estados Unidos se definem: os mesmos valores que há muito têm dado esperança às vítimas de poderes opressivos em todo o mundo"

"Aqueles de nós que lutaram pelas liberdades em qualquer lugar no mundo temem que algo esteja prestes a mudar nos Estados Unidos América", acrescentou.

Wu'er Kaixi viveu nos Estados Unidos depois de fugir da China na sequência dos protestos, estando a viver em Taiwan há duas décadas.

Tentou voltar à China, por várias ocasiões, mas a entrada foi-lhe sempre negada.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.