Investigadores desenvolvem modelo matemático para prever comportamento das leucemias

Uma equipa multidisciplinar de investigadores, liderada por professores da Universidade de Oviedo, Espanha, desenvolveu um modelo de algoritmos matemáticos capazes de prever o comportamento das leucemias linfocíticas crónicas (LLC).

reuters

Esta nova metodologia pode ser útil para os médicos anteciparem os pacientes que irão precisar de quimioterapia ou que vão desenvolver doenças autoimunes, de acordo com informações divulgadas hoje pela Universidade de Oviedo.

Juan Luis Fernández Martínez, professor do departamento de Matemática da Universidade de Oviedo, e Ana Pilar González-Rodríguez, do Hospital Universitário Central das Astúrias (HUCA), os investigadores que assinam o artigo, descrevem a leucemia linfocítica crónica como uma doença com grande variedade clínica.

Ana Pilar González-Rodríguez afirmou que "um dos maiores desafios desta patologia é prever a sua evolução para que os pacientes possam beneficiar de um tratamento precoce e mais intenso".

Os investigadores analisaram um banco de dados com diferentes variáveis clínicas de 265 pacientes do Hospital Cabueñes, em Gijón, para elaborar este novo modelo matemático.

Os algoritmos encontrados foram capazes de prever o desenvolvimento de doenças autoimunes com uma precisão de 90% e a necessidade de usar a quimioterapia com 80%.

A metodologia utilizada pela equipa de pesquisa inclui a análise de risco mediante curvas (Receiver Operating Characteristic), que alcança um equilíbrio entre falsos positivos e falsos negativos.

"Os dados em que se baseiam as previsões são simples, baratos e acessível a qualquer hospital. Análises semelhantes poderiam ser feitas com outros dados e outras doenças, como no passado, foi feito com o linfoma de Hodgking", disse o professor Fernández Martínez.

Este estudo, que acaba de ser publicado no 'Journal of Biomedical Informatics', é o resultado do estudo conjunto de investigadores do departamento de Matemática e do Centro de Inteligência Artificial da Universidade de Oviedo, do Instituto Universitário Oncológico do Principado Astúrias (IUOPA) e do departamento de hematologia do Hospital Universitário Central das Astúrias (HUCA).

O trabalho faz parte da tese de doutorado de Enrique de Andrés Galiana, intitulado "Projeto de robôs biomédicos e sua aplicação na medicina translacional".

• Novas buscas no Universo Espírito Santo

Queda do BES

O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

Notícia SIC

• Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio

As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

• Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor"

António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias.

• Depois da "provocação", o acidente em cadeia