sicnot

Perfil

Mundo

Investigadores desenvolvem modelo matemático para prever comportamento das leucemias

Uma equipa multidisciplinar de investigadores, liderada por professores da Universidade de Oviedo, Espanha, desenvolveu um modelo de algoritmos matemáticos capazes de prever o comportamento das leucemias linfocíticas crónicas (LLC).

reuters

Esta nova metodologia pode ser útil para os médicos anteciparem os pacientes que irão precisar de quimioterapia ou que vão desenvolver doenças autoimunes, de acordo com informações divulgadas hoje pela Universidade de Oviedo.

Juan Luis Fernández Martínez, professor do departamento de Matemática da Universidade de Oviedo, e Ana Pilar González-Rodríguez, do Hospital Universitário Central das Astúrias (HUCA), os investigadores que assinam o artigo, descrevem a leucemia linfocítica crónica como uma doença com grande variedade clínica.

Ana Pilar González-Rodríguez afirmou que "um dos maiores desafios desta patologia é prever a sua evolução para que os pacientes possam beneficiar de um tratamento precoce e mais intenso".

Os investigadores analisaram um banco de dados com diferentes variáveis clínicas de 265 pacientes do Hospital Cabueñes, em Gijón, para elaborar este novo modelo matemático.

Os algoritmos encontrados foram capazes de prever o desenvolvimento de doenças autoimunes com uma precisão de 90% e a necessidade de usar a quimioterapia com 80%.

A metodologia utilizada pela equipa de pesquisa inclui a análise de risco mediante curvas (Receiver Operating Characteristic), que alcança um equilíbrio entre falsos positivos e falsos negativos.

"Os dados em que se baseiam as previsões são simples, baratos e acessível a qualquer hospital. Análises semelhantes poderiam ser feitas com outros dados e outras doenças, como no passado, foi feito com o linfoma de Hodgking", disse o professor Fernández Martínez.

Este estudo, que acaba de ser publicado no 'Journal of Biomedical Informatics', é o resultado do estudo conjunto de investigadores do departamento de Matemática e do Centro de Inteligência Artificial da Universidade de Oviedo, do Instituto Universitário Oncológico do Principado Astúrias (IUOPA) e do departamento de hematologia do Hospital Universitário Central das Astúrias (HUCA).

O trabalho faz parte da tese de doutorado de Enrique de Andrés Galiana, intitulado "Projeto de robôs biomédicos e sua aplicação na medicina translacional".

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • "Não compreendi absolutamente nada a substituição do Casillas"
    1:58
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    Os guarda-redes de FC Porto e Benfica estão neste momento em destaque depois de José Sá ter assumido a baliza dos dragões em detrimento de Iker Casillas. Nas águias, Svilar repetiu a titularidade frente ao Desportivo das Aves. Os comentadores do programa Play-Off Rodolfo Rei, Rui Santos, João Alves e Manuel Fernandes analisaram as duas situações.

  • Famílias afetadas pelos fogos começam a receber bens de primeira necessidade
    2:30
  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quem são os lesados do BES?
    4:52