sicnot

Perfil

Mundo

Investigadores desenvolvem modelo matemático para prever comportamento das leucemias

Uma equipa multidisciplinar de investigadores, liderada por professores da Universidade de Oviedo, Espanha, desenvolveu um modelo de algoritmos matemáticos capazes de prever o comportamento das leucemias linfocíticas crónicas (LLC).

reuters

Esta nova metodologia pode ser útil para os médicos anteciparem os pacientes que irão precisar de quimioterapia ou que vão desenvolver doenças autoimunes, de acordo com informações divulgadas hoje pela Universidade de Oviedo.

Juan Luis Fernández Martínez, professor do departamento de Matemática da Universidade de Oviedo, e Ana Pilar González-Rodríguez, do Hospital Universitário Central das Astúrias (HUCA), os investigadores que assinam o artigo, descrevem a leucemia linfocítica crónica como uma doença com grande variedade clínica.

Ana Pilar González-Rodríguez afirmou que "um dos maiores desafios desta patologia é prever a sua evolução para que os pacientes possam beneficiar de um tratamento precoce e mais intenso".

Os investigadores analisaram um banco de dados com diferentes variáveis clínicas de 265 pacientes do Hospital Cabueñes, em Gijón, para elaborar este novo modelo matemático.

Os algoritmos encontrados foram capazes de prever o desenvolvimento de doenças autoimunes com uma precisão de 90% e a necessidade de usar a quimioterapia com 80%.

A metodologia utilizada pela equipa de pesquisa inclui a análise de risco mediante curvas (Receiver Operating Characteristic), que alcança um equilíbrio entre falsos positivos e falsos negativos.

"Os dados em que se baseiam as previsões são simples, baratos e acessível a qualquer hospital. Análises semelhantes poderiam ser feitas com outros dados e outras doenças, como no passado, foi feito com o linfoma de Hodgking", disse o professor Fernández Martínez.

Este estudo, que acaba de ser publicado no 'Journal of Biomedical Informatics', é o resultado do estudo conjunto de investigadores do departamento de Matemática e do Centro de Inteligência Artificial da Universidade de Oviedo, do Instituto Universitário Oncológico do Principado Astúrias (IUOPA) e do departamento de hematologia do Hospital Universitário Central das Astúrias (HUCA).

O trabalho faz parte da tese de doutorado de Enrique de Andrés Galiana, intitulado "Projeto de robôs biomédicos e sua aplicação na medicina translacional".

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.