sicnot

Perfil

Mundo

Dilma convida Lula para o Governo

Lula da Silva poderá ser um dos ministros do Governo de Dilma Rousseff. De acordo com fontes não identificadas, citadas por media locais, a Presidente do Brasil terá reforçado ontem convite e hoje ambos deverão encontrar-se em Brasília.

26% dos brasileiros dizem que a sua vida piorou desde 2003, durante sucessivos executivos do PT, primeiro com Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e, agora, com Dilma Rousseff. (Arquivo)

26% dos brasileiros dizem que a sua vida piorou desde 2003, durante sucessivos executivos do PT, primeiro com Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e, agora, com Dilma Rousseff. (Arquivo)

© Nacho Doce / Reuters

Caso aceite a nomeação, Lula terá protecção legal numa altura em que se vê envolvido no processo Lava Jato.

O Ministério Público de São Paulo pediu mesmo a prisão do antigo Presidente brasileiro acusado de lavagem de dinheiro, através da alegada ocultação de património, e de falsidade ideológica.

Por outro lado, o antigo Presidente do Brasil é visto como peça chave para impedir a impugnação do Governo no Congresso Nacional. Dada a influência que tem, Lula poderia reaproximar os aliados que se afastaram de Dilma Rousseff.

  • Promotoria de São Paulo pede prisão preventiva para Lula

    Mundo

    Promotores do Estado de São Paulo pediram a prisão preventiva do ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva relacionada com a denúncia que apresentaram sobre crimes cometidos na aquisição de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral daquele Estado.

  • Dilma tenta encontrar estratégia para a maior manifestação popular do país
    2:24

    Mundo

    Dilma Rousseff reuniu-se hoje com o Governo para tentar encontrar uma estratégia de resposta à maior manifestação da história recente do Brasil. Rousseff, Lula e o Partido dos Trabalhadores foram alvos de contestação em mais de 300 cidades e a polícia diz que mais de 3.6 milhões de pessoas saíram à rua contra os casos de corrupção que têm vindo a público.

  • Mais de um milhão de pessoas exigem demissão de Dilma Rousseff

    Mundo

    Para hoje estão marcadas, nas principais cidades do Brasil, dezenas de manifestações. A oposição exige a saída de Dilma da Presidência na sequência dos casos de corrupção ligados ao PT. Em causa está a chamada "Operação Lava Jato" que já implicou a detenção do ex-Presidente Lula da Silva. São esperadas mais de um milhão de pessoas nas ruas, o Movimento Brasil Livre e o Vem Pra Rua, movimentos responsáveis por organizar o protesto, acreditam que será a maior manifestação de sempre contra o Governo de Dilma Rousseff.

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.