sicnot

Perfil

Mundo

Facebook, Google e WhatsApp reforçam segurança de dados

Na sequência da batalha judicial em que a Apple se viu envolvida para revelar dados privados, outras empresas de tecnologias informáticas como o Facebook, a Google e o Snapchat decidiram reforçar a encriptação dos dados dos seus clientes.

Reuters

De acordo com o The Guardian, o WhatsApp (que pertence ao Facebook) vai reforçar a encriptação das chamadas de voz tal como já acontece com as mensagens escritas, um serviço que tem cerca de mil milhões de utilizadores por mês. O próprio Messenger do Facebook também deverá ter uma maior encriptação de dados.

O Snapchat também vai melhorar a segurança deste serviço de mensagens enquanto a Google está a explorar onde mais poderá utilizar o método de ecriptação que já tem no correio eletrónico.

A Apple - que terá de comparecer perante o tribunal federal da Califórnia a 22 de março - está a ser forçada pelo FBI a desbloquear e aceder ao conteúdo de um iPhone pertencente ao autor do tiroteio em San Bernardino, na Califórnia, em dezembro passado, que fez 14 mortos.

A Apple argumenta que cooperar com a investigação, abrindo uma exceção à proteção de dados dos telemóveis que produz, vai minar a privacidade e a segurança dos seus aparelhos, enquanto o Governo norte-americano contrapõe que se trata de um pedido isolado, que ajudará numa investigação importante.

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC