sicnot

Perfil

Mundo

Facebook, Google e WhatsApp reforçam segurança de dados

Na sequência da batalha judicial em que a Apple se viu envolvida para revelar dados privados, outras empresas de tecnologias informáticas como o Facebook, a Google e o Snapchat decidiram reforçar a encriptação dos dados dos seus clientes.

Reuters

De acordo com o The Guardian, o WhatsApp (que pertence ao Facebook) vai reforçar a encriptação das chamadas de voz tal como já acontece com as mensagens escritas, um serviço que tem cerca de mil milhões de utilizadores por mês. O próprio Messenger do Facebook também deverá ter uma maior encriptação de dados.

O Snapchat também vai melhorar a segurança deste serviço de mensagens enquanto a Google está a explorar onde mais poderá utilizar o método de ecriptação que já tem no correio eletrónico.

A Apple - que terá de comparecer perante o tribunal federal da Califórnia a 22 de março - está a ser forçada pelo FBI a desbloquear e aceder ao conteúdo de um iPhone pertencente ao autor do tiroteio em San Bernardino, na Califórnia, em dezembro passado, que fez 14 mortos.

A Apple argumenta que cooperar com a investigação, abrindo uma exceção à proteção de dados dos telemóveis que produz, vai minar a privacidade e a segurança dos seus aparelhos, enquanto o Governo norte-americano contrapõe que se trata de um pedido isolado, que ajudará numa investigação importante.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.