sicnot

Perfil

Mundo

Jihadistas da Frente al-Nusra anunciam ofensiva em 48 horas na Síria

A Frente al-Nusra, braço sírio da Al-Qaida, anunciou o lançamento de uma ofensiva nas próximas 48 horas na Síria, de onde a Rússia, aliada do regime, está a retirar as suas tropas.

reuters

"É claro que a Rússia sofreu uma derrota e nas próximas 48 horas a Frente al-Nusra vai lançar uma ofensiva na Síria", disse hoje um comandante no terreno deste grupo radical à agência France Presse através do serviço telefónico via Internet Skype.

Devido aos ataques aéreos russos na Síria desde 30 de setembro, a Al-Qaida aliada a grupos islamitas perdeu numerosos setores na província de Latakia (oeste), assim como uma grande parte da província de Alepo (norte).

"Nós não estamos envolvidos" no cessar-fogo, que entrou em vigor a 27 de fevereiro por iniciativa da Rússia e dos Estados Unidos, lembrou o comandante, que não quis ser identificado.

"Os russos retiraram-se pois apoiavam o regime, mas este mostrou-se incapaz de manter os territórios conquistados", adiantou.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou na segunda-feira ao Ministério da Defesa para iniciar hoje a retirada das forças russas da Síria e, segundo a presidência russa, o chefe de Estado sírio, Bashar al-Assad, concordou com a decisão.

Moscovo vai, no entanto, manter uma presença aérea no território sírio para supervisionar a aplicação do cessar-fogo, adiantou a presidência russa.

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31