sicnot

Perfil

Mundo

Supercomputador da Google vence torneio contra campeão humano

O sistema de inteligência artificial da Google, AlphaGo, arrecadou o título de campeão do mundo do jogo milenar chinês "Go" ao vencer um torneio contra o homem anterior campeão, o sul-coreano Lee Sedol.

© Kim Hong-Ji / Reuters

AlphaGo, desenvolvido pela subsidiária da Google DeepMind, venceu Lee Sedol por 4-1 e tornou-se assim o grande mestre de Go, jogo inventado há cerca de 3 mil anos na China e muito popular também na Coreia do Sul e no Japão.

"Um dos jogos mais incríveis", disse um dos programadores dp DeepMind, Demis Hassabis, após o último de cinco jogos. "Foi extraordinário como [o computador] recuperou do grande erro cometido contra Lee Sedol", que venceu um dos jogos.

"Go" é um jogo de tabuleiro em que os dois oponentes movem pedras brancas e pretas para conquistar o maior território.

É perfeito para a investigação em inteligência artificial porque é um jogo com inúmeras hipóteses de cálculos.

  • A máquina volta a vencer o homem

    Mundo

    O sistema de inteligência artificial da Google, AlphaGo, ganhou ao campeão do mundo do jogo milenar chinês "Go". A competição decorreu em Seul, na Coreia do Sul.

  • Novas regras para os pagamentos em dinheiro vivo

    Economia

    Os pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros são proibidos a partir de quarta-feira, mas aos não residentes são permitidos pagamentos até 10 mil euros, ou o equivalente em moeda estrangeira, segundo um diploma hoje publicado.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.