sicnot

Perfil

Mundo

Supercomputador da Google vence torneio contra campeão humano

O sistema de inteligência artificial da Google, AlphaGo, arrecadou o título de campeão do mundo do jogo milenar chinês "Go" ao vencer um torneio contra o homem anterior campeão, o sul-coreano Lee Sedol.

© Kim Hong-Ji / Reuters

AlphaGo, desenvolvido pela subsidiária da Google DeepMind, venceu Lee Sedol por 4-1 e tornou-se assim o grande mestre de Go, jogo inventado há cerca de 3 mil anos na China e muito popular também na Coreia do Sul e no Japão.

"Um dos jogos mais incríveis", disse um dos programadores dp DeepMind, Demis Hassabis, após o último de cinco jogos. "Foi extraordinário como [o computador] recuperou do grande erro cometido contra Lee Sedol", que venceu um dos jogos.

"Go" é um jogo de tabuleiro em que os dois oponentes movem pedras brancas e pretas para conquistar o maior território.

É perfeito para a investigação em inteligência artificial porque é um jogo com inúmeras hipóteses de cálculos.

  • A máquina volta a vencer o homem

    Mundo

    O sistema de inteligência artificial da Google, AlphaGo, ganhou ao campeão do mundo do jogo milenar chinês "Go". A competição decorreu em Seul, na Coreia do Sul.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.