sicnot

Perfil

Mundo

Supercomputador da Google vence torneio contra campeão humano

O sistema de inteligência artificial da Google, AlphaGo, arrecadou o título de campeão do mundo do jogo milenar chinês "Go" ao vencer um torneio contra o homem anterior campeão, o sul-coreano Lee Sedol.

© Kim Hong-Ji / Reuters

AlphaGo, desenvolvido pela subsidiária da Google DeepMind, venceu Lee Sedol por 4-1 e tornou-se assim o grande mestre de Go, jogo inventado há cerca de 3 mil anos na China e muito popular também na Coreia do Sul e no Japão.

"Um dos jogos mais incríveis", disse um dos programadores dp DeepMind, Demis Hassabis, após o último de cinco jogos. "Foi extraordinário como [o computador] recuperou do grande erro cometido contra Lee Sedol", que venceu um dos jogos.

"Go" é um jogo de tabuleiro em que os dois oponentes movem pedras brancas e pretas para conquistar o maior território.

É perfeito para a investigação em inteligência artificial porque é um jogo com inúmeras hipóteses de cálculos.

  • A máquina volta a vencer o homem

    Mundo

    O sistema de inteligência artificial da Google, AlphaGo, ganhou ao campeão do mundo do jogo milenar chinês "Go". A competição decorreu em Seul, na Coreia do Sul.

  • Casal detido por torturar os 13 filhos em casa nos EUA

    Mundo

    Treze irmãos e irmãs foram encontrados presos em casa, alguns acorrentados, esfomeados e sujos, numa pequena localidade no estado norte-americano da Califórnia, e os pais foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana.

  • Morreu a cantora Madalena Iglésias

    Cultura

    A cantora Madalena Iglésias, que venceu o Festival da Canção em 1966 com a música "Ele e Ela", morreu hoje aos 78 anos numa clínica em Barcelona, Espanha. O velório realiza-se hoje, a partir das 18:00 locais (17:00 em Portugal), na sala 18 do Tanatório de Collserola, em Barcelona.

  • U2 regressam a Portugal em setembro

    Cultura

    16 de setembro, Altice Arena em Lisboa. A nova digressão da banda irlandesa U2 tem passagem garantida por Portugal. Os bilhetes são postos à venda ainda em janeiro, com condições especiais para membros do clube de fãs e os primeiros que compraram o mais recente álbum do grupo.

    Ricardo Rosa

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00