sicnot

Perfil

Mundo

Supercomputador da Google vence torneio contra campeão humano

O sistema de inteligência artificial da Google, AlphaGo, arrecadou o título de campeão do mundo do jogo milenar chinês "Go" ao vencer um torneio contra o homem anterior campeão, o sul-coreano Lee Sedol.

© Kim Hong-Ji / Reuters

AlphaGo, desenvolvido pela subsidiária da Google DeepMind, venceu Lee Sedol por 4-1 e tornou-se assim o grande mestre de Go, jogo inventado há cerca de 3 mil anos na China e muito popular também na Coreia do Sul e no Japão.

"Um dos jogos mais incríveis", disse um dos programadores dp DeepMind, Demis Hassabis, após o último de cinco jogos. "Foi extraordinário como [o computador] recuperou do grande erro cometido contra Lee Sedol", que venceu um dos jogos.

"Go" é um jogo de tabuleiro em que os dois oponentes movem pedras brancas e pretas para conquistar o maior território.

É perfeito para a investigação em inteligência artificial porque é um jogo com inúmeras hipóteses de cálculos.

  • A máquina volta a vencer o homem

    Mundo

    O sistema de inteligência artificial da Google, AlphaGo, ganhou ao campeão do mundo do jogo milenar chinês "Go". A competição decorreu em Seul, na Coreia do Sul.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.