sicnot

Perfil

Mundo

Convocadas manifestações contra nomeação de Lula da Silva para o governo

Os grupos que organizaram grandes protestos no Brasil no passado domingo para exigir a demissão da Presidente Dilma Rousseff, convocaram novos protestos para hoje à tarde (hora local).

© Ueslei Marcelino / Reuters

Através da sua página no Facebook, o Movimento Brasil Livre (MBL) convocou um protesto para as 17:00 (20:00 em Lisboa) em Brasília, defronte do Palácio do Planalto.

No comunicado divulgado, o MBL diz-se "indignado" com a nomeação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Ministério da Casa Civil, anunciada hoje pelo governo brasileiro e acrescenta que o protesto contará com a presença de membros do movimento, de deputados da oposição e que deverá ser pacífico.

Outro grupo, o Revoltados On Line, usou a mesma rede social para anunciar que estão a preparar a organização de um manifesto público contra o governo, e que novas manifestações que podem ser marcadas ainda hoje.

O Vem Pra Rua, que também liderou as manifestações contra o governo do Partido dos Trabalhadores (PT), por sua vez, divulgou vídeos e o telefone de parlamentares contra a destituição da Presidente brasileira, para os pressionar a mudarem de posição.

No passado domingo mais de 3 milhões de pessoas, segundo dados da Polícia Militar, o dobro segundo os organizadores, protestaram em pelo menos 250 cidades brasileiras.

Os manifestantes pediram o fim da corrupção, a continuação das investigações da operação Lava Jato, que apura crimes e desvios de dinheiro na Petrobras, e a destituição da presidente Dilma Rousseff do governo.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.