sicnot

Perfil

Mundo

Convocadas manifestações contra nomeação de Lula da Silva para o governo

Os grupos que organizaram grandes protestos no Brasil no passado domingo para exigir a demissão da Presidente Dilma Rousseff, convocaram novos protestos para hoje à tarde (hora local).

© Ueslei Marcelino / Reuters

Através da sua página no Facebook, o Movimento Brasil Livre (MBL) convocou um protesto para as 17:00 (20:00 em Lisboa) em Brasília, defronte do Palácio do Planalto.

No comunicado divulgado, o MBL diz-se "indignado" com a nomeação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Ministério da Casa Civil, anunciada hoje pelo governo brasileiro e acrescenta que o protesto contará com a presença de membros do movimento, de deputados da oposição e que deverá ser pacífico.

Outro grupo, o Revoltados On Line, usou a mesma rede social para anunciar que estão a preparar a organização de um manifesto público contra o governo, e que novas manifestações que podem ser marcadas ainda hoje.

O Vem Pra Rua, que também liderou as manifestações contra o governo do Partido dos Trabalhadores (PT), por sua vez, divulgou vídeos e o telefone de parlamentares contra a destituição da Presidente brasileira, para os pressionar a mudarem de posição.

No passado domingo mais de 3 milhões de pessoas, segundo dados da Polícia Militar, o dobro segundo os organizadores, protestaram em pelo menos 250 cidades brasileiras.

Os manifestantes pediram o fim da corrupção, a continuação das investigações da operação Lava Jato, que apura crimes e desvios de dinheiro na Petrobras, e a destituição da presidente Dilma Rousseff do governo.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.