sicnot

Perfil

Mundo

Dilma confirma escolha de Lula da Silva para o governo

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, confirmou ao início da tarde que escolheu o ex-Presidente Lula da Silva para ministro-chefe da Casa Civil, cargo até agora ocupado por Jaques Wagner.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A notícia tinha sido avançada durante a manhã pelo líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Afonso Florence, citado pela imprensa, e pelo deputado José Guimarães, do PT, na rede social Twitter, mas faltava a confirmação oficial.

Ao entrar para o Governo, o ex-Presidente, que é investigado no âmbito da Operação Lava Jato, sobre um esquema de corrupção em várias empresas, incluindo a petrolífera Petrobras, passa a ter direito a foro privilegiado, podendo apenas ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal.

A escolha do antigo chefe de Estado para um dos mais altos cargos no país é também visto como uma manobra política, numa altura em que a Presidente Dilma Rousseff arrisca um processo de impugnação.

Em comunicado, a governante deu ainda conta que o deputado Mauro Ribeiro Lopes assumirá "o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil".

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.