sicnot

Perfil

Mundo

Dilma confirma escolha de Lula da Silva para o governo

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, confirmou ao início da tarde que escolheu o ex-Presidente Lula da Silva para ministro-chefe da Casa Civil, cargo até agora ocupado por Jaques Wagner.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A notícia tinha sido avançada durante a manhã pelo líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Afonso Florence, citado pela imprensa, e pelo deputado José Guimarães, do PT, na rede social Twitter, mas faltava a confirmação oficial.

Ao entrar para o Governo, o ex-Presidente, que é investigado no âmbito da Operação Lava Jato, sobre um esquema de corrupção em várias empresas, incluindo a petrolífera Petrobras, passa a ter direito a foro privilegiado, podendo apenas ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal.

A escolha do antigo chefe de Estado para um dos mais altos cargos no país é também visto como uma manobra política, numa altura em que a Presidente Dilma Rousseff arrisca um processo de impugnação.

Em comunicado, a governante deu ainda conta que o deputado Mauro Ribeiro Lopes assumirá "o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil".

Lusa