sicnot

Perfil

Mundo

Papa abre conta no Instagram

O papa Francisco vai ter uma conta na aplicação de partilha de fotografias Instagram, sob o nome de "Franciscus", a partir de sábado, anunciou hoje o Vaticano.

Cliff Owen

O papa escolheu a data de sábado em que se assinala o início oficial do seu pontificado há três anos, marcado pela sua entronização na basílica de São Pedro.

A chegada de Jorge Bergoglio à aplicação preferida das celebridades, que partilham fotos da sua vida privada, é mais uma etapa na estratégia de comunicação do papa, acentuando a sua presença nas redes sociais depois do êxito da conta no Twitter.

A 26 de fevereiro passado, Kevin Systrom, o fundador do Instagram, encontrou-se com Francisco no Vaticano.

"Falámos do poder das imagens como instrumento de união dos povos, de todas as culturas e todas as línguas", afirmou o papa, no final do encontro com o jovem empresário e milionário norte-americano.

Filial da rede social Facebook, o Instagram tinha, no final de fevereiro, mais de 400 milhões de utilizadores em todo o mundo.

A rede social Twitter reivindicava, no final de dezembro, 320 milhões de utilizadores.

No Twitter, a conta "Pontifex" foi aberta pelo papa emérito Bento XVI, em dezembro de 2012, e retomada pelo sucessor. Francisco foi um êxito nesta rede, onde tem cerca de 30 milhões de seguidores em nove línguas.

De acordo com a imprensa norte-americana, a cantora e atriz Selena Gomez é a personalidade com mais seguidores no Instagram: 69,5 milhões.

  • Papa Francisco pede fim da pena de morte

    Mundo

    O papa Francisco pediu hoje que não seja executada nenhuma pena de morte durante a celebração do Jubileu Extraordinário, que decorre até 20 de novembro, e apelou à comunidade internacional para que termine definitivamente com a pena de morte.

  • Papa Francisco visita Auschwitz no final de julho

    Mundo

    O papa Francisco vai visitar o antigo campo de concentração alemão de Auschwitz-Birkenau, no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam em Cracóvia no final de julho e que serão presididas pelo pontífice.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.