sicnot

Perfil

Mundo

Trump antevê tumultos se não for nomeado pelo Partido Republicano

O multibilionário norte-americano e favorito à nomeação presidencial republicana Donald Trump afirmou hoje que poderão ocorrer tumultos nos Estados Unidos caso o Partido Republicano decidir indigitar outro candidato para as eleições presidenciais de novembro.

© Brian Snyder / Reuters


Após as primárias realizadas na terça-feira -- que ocorreram em cinco grandes estados (Florida, Illinois, Missouri, Carolina do Norte e Ohio) -- Trump já conseguiu angariar até à data cerca de 640 delegados, ou seja, mais de metade dos 1237 delegados necessários para conseguir a nomeação na convenção nacional republicana, agendada para julho em Cleveland (Ohio).

"Acho que teremos tumultos. Acho que teremos tumultos, represento um enorme número (...) de milhões de pessoas", declarou o magnata, defendendo que a sua candidatura deve obter a nomeação republicana, mesmo que faltem alguns delegados para atingir a maioria.

Trump lidera neste momento a corrida republicana para a nomeação presidencial, mas o seu estilo exuberante e as suas declarações polémicas, nomeadamente sobre os imigrantes ilegais ou sobre os muçulmanos, estão a perturbar o aparelho do Partido Republicano norte-americano, com alguns nomes a sugerirem cenários alternativos e, desta forma, evitarem a eventual nomeação do multibilionário.

Os incidentes em vários comícios do magnata, com o registo de confrontos violentos entre os apoiantes de Trump e manifestantes, e o próprio discurso do candidato perante tais factos, muitas vezes interpretado como uma incitação à violência, também estão a colocar os republicanos numa posição desconfortável.

Nas primárias de terça-feira, em que Trump triunfou na Florida mas perdeu no Ohio a favor do governador deste estado John Kasich, surgiu um plano de cenários complexos que permitiria ao aparelho do Partido Republicano preferir um candidato com menos delegados, mas potencialmente mais capaz de derrotar o candidato presidencial democrata.

Por enquanto, as sondagens nacionais mostram que Trump seria derrotado pelo futuro candidato democrata - Hillary Clinton ou Bernie Sanders - nas eleições presidenciais de 08 de novembro, que vão eleger o novo inquilino da Casa Branca para os próximos quatro anos.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16