Ex-espião alemão condenado a 8 anos de prisão por alta traição
17.03.2016 10h44
Um ex-agente dos serviços secretos alemães foi hoje condenado a oito anos de prisão por alta traição por ter colaborado com os Estados Unidos e a Rússia, noticiaram vários media alemães.

© Michael Dalder / Reuters
Markus Reichel, de 32 anos, foi também considerado culpado de violação do segredo das informações e corrupção pelo tribunal regional de Munique (sul), que decidiu uma pena inferior aos dez anos de prisão pedidos pelo ministério público.
Reichel admitiu ter entregado documentos à CIA por 95 mil euros. O ex-agente alemão também forneceu três documentos aos serviços de espionagem russos.
Admitido no BND (serviços de informações alemães) em dezembro de 2007, onde ganhava 1.200 euros líquidos por mês, Reichel transmitiu, entre maio de 2008 e meados de 2014, mais de 200 documentos à CIA. Em troca, o ex-agente recebeu pelo menos 95 mil euros, pagos na Áustria.
Os documentos vendidos à CIA incluiam informações sobre as atividades do BND e identidade de funcionários responsáveis pelos arquivos, serviço onde trabalhava.
Reichel foi também acusado de ter entregado, durante 2014, três documentos ao consulado russo de Munique para um serviço de informações russo.
A detenção a 02 de julho de 2014 decorreu quando foram divulgadas as escutas feitas pelos serviços secretos norte-americanos a um telemóvel da chanceler alemã, Angela Merkel. Pouco depois, Berlim expulsou o chefe da CIA na Alemanha.
Lusa
Relacionados
-
Agência de Segurança dos EUA fez mais de 300 relatórios sobre Merkel
A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos fez mais de 300 relatórios sobre a chanceler alemã Angela Merkel, divulgou hoje a revista Der Spiegel, citando informações do antigo consultor norte-americano Edward Snowden.
-
Snowden disposto a cooperar com Alemanha sobre escutas
Edward Snowden pode ser interrogado por procuradores alemães na Rússia, afirmou hoje o advogado do ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA), depois deste se ter encontrado com um deputado alemão sobre as escutas à chanceler Angela Merkel.
Na Homepage
- 4:01
- 2:03
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 4:03
Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.
25.04.2018 às 21h17
- 7:37
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 1:27