sicnot

Perfil

Mundo

Partido do ministro do Desporto abandona Governo de Dilma

O presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Marcos Pereira, anunciou na quarta-feira à noite que o partido deixará de apoiar o Governo de Dilma Rousseff e o ministro do Desporto, George Hilton, colocará o cargo à disposição.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"Não vemos norte para a situação do país", justificou Marcos Pereira, citado pela imprensa brasileira.

A decisão foi votada numa reunião entre os deputados e as lideranças do partido num encontro na Câmara dos Deputados, em Brasília, e foi unânime, escreve a Folha de São Paulo.

De acordo com a edição 'online' do mesmo diário, a intenção do partido era debater o tema na próxima semana, mas a decisão da Presidente Dilma Rousseff de nomear o seu antecessor no cargo, Lula da Silva, para ministro da Casa Civil precipitou a reunião.

A escolha do ex-chefe de Estado para um dos mais altos cargos no país é vista como uma manobra política, numa altura em que Dilma Rousseff arrisca um processo de impugnação.

Além disso, ao entrar para o Governo, Lula da Silva, investigado no âmbito da Operação Lava Jato (relacionada com corrupção em várias empresas, incluindo a petrolífera Petrobras), passa a ter foro privilegiado, podendo apenas ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal.

Com esta decisão, a bancada do PRB na Câmara dos Deputados, com 21 parlamentares, e no Senado, onde tem um senador, passará a votar de forma independente no Congresso.

"Esse gesto representa um anseio da população. Estamos aqui em defesa do povo brasileiro. Votaremos pelo povo brasileiro", afirmou o deputado Celso Russomanno, citado pela imprensa.

O PRB é um dos nove partidos que integram o Governo liderado por Dilma Rousseff.

Lusa

  • Queixas sobre comércio online dispararam em 2017

    Economia

    A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) recebeu 1.642 reclamações sobre compras feita pela internet em 2017, numa média de quatro queixas por dia, número que sobe para 8.538 no caso da rede social Portal da Queixa.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo
    1:42
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52