sicnot

Perfil

Mundo

Trump na presidência dos EUA entre as maiores ameaças mundiais

A eventual vitória de Donal Trump nas eleições presidenciais americanas é considerada uma das 10 maiores ameaças mundiais, de acordo com a Economist Intelligence Unit (EIU). A unidade de análise económica da revista britânica The Economist considera que Trump poderia perturbar a economia global e aumentar os riscos políticos e de segurança nos EUA.

© Joe Skipper / Reuters

A Economist Intelligence Unit considera, contudo, pouco provável que o candidato republicano possa derrotar Hillary Clinton, que vê como "o mais provável candidato democrata".

A ameaça mundial da vitoria de Trump é equiparada ao risco que poderia representar a saída do Reino Unido da União Europeia ou um conflito armado no Mar do Sul da China.

"Até agora, Trump deu poucos detalhes sobre suas políticas, e verifica-se para constante revisão", refere a EIU no relatório de avaliação de risco global.

O ranking desta prestigiada empresa de pesquisa usa uma escala de 1 a 25, com Trump a obter uma classificação de 12, o mesmo nível de risco da "ameaça crescente do terrorismo jihadista".

Entre os acontecimentos mais perigosos para o mundo, a EIU destaca a acentuada desaceleração da economia chinesa e as intervenções da Rússia na Ucrânia e na Síria, antevendo uma nova "guerra fria".

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa