sicnot

Perfil

Mundo

Plutão tem uma grande variedade de paisagens

Plutão apresenta uma grande variedade de paisagens, desde montes a glaciares e blocos de gelo, revelam imagens captadas do planeta-anão e analisadas em diversos estudos publicados pela revista Science.

nasa.gov/mission_pages/newhorizons

São os primeiros resultados da missão New Horizons, da agência espacial norte-americana NASA, agora condensados pela Science.

A 14 de julho, a sonda New Horizons sobrevoou o planeta-anão e a sua maior lua, Caronte.

Estudos revelam a existência de placas tectónicas, extensos montes, glaciares e blocos de gelo.

Segundo os investigadores, a causa de tal geografia reside, possivelmente, num criovulcão, um vulcão de gelo e água que se forma especificamente em luas geladas.

A variabilidade do terreno sugere que as camadas da estrutura do planeta-anão resultaram da erosão e de diferentes processos de formação geológica, que ocorreram durante os últimos cem milhões de anos.

Os processos de formação geológica não foram tão ativos em Caronte, que, apesar de estar cheia de crateras e de ter um hemisfério norte acidentado, tem metade da sua superfície plana.

Outros estudos concluíram que existe uma ampla variedade de cores e composições químicas na superfície gelada de Plutão. A sua atmosfera é mais fria e compacta do que se pensava.

Lusa

  • Plutão vai continuar a ser o planeta anão
    2:08

    Mundo

    Chamam-lhe o planeta anão, mas afinal não é tão pequeno quanto parece. Plutão tem mais 80 quilómetros do que previam os cientistas e um diâmetro cerca de 2.370 quilómetros. Vales, falésias e montanhas com três mil 500 metros cobertas de gelo. Apesar das descobertas da sonda New Horizons, Plutão vai continuar a ser um planeta anão. Isto porque, segundo os cientistas, são necessários três critérios para ser considerado um Planeta.

  • Plutão está coberto por uma névoa

    Mundo

    A agência espacial norte-americana NASA divulgou esta madrugada novas imagens de Plutão captadas pela sonda "New Horizons" que revelam que o planeta-anão está coberto por uma névoa.

  • Novas imagens de Plutão
    4:40

    Mundo

    Nos próximos 16 meses, a sonda espacial New Horizons vai dar aos cientistas uma prenda por dia. Imagens e informações como as que foram divulgadas hoje.

  • Montanhas geladas em Plutão e desfiladeiros na lua Caronte

    Mundo

    Ao fim de quase uma década de viagem, em que percorreu 4,8 mil milhões de quilómetros pelo sistema solar, a nave espacial não tripulada da NASA New Horizons alcançou o ponto mais próximo de Plutão. Está agora a recolher dados do planeta-anão que estão a ser enviados para a Terra. Estima-se que sejam precisos 16 meses para concluir o processo de transmissão.

  • Incêndio de Setúbal "quase dominado"
    4:04

    País

    O incêndio que deflagrou segunda-feira em Setúbal está "quase dominado", segundo informações da presidente da Câmara. Maria das Dores Meira diz que não há feridos a registar e que os habitantes já vão regressando a casa. Para ajudar no combate ao fogo foram enviados meios de Lisboa.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.