sicnot

Perfil

Mundo

Polícia turca neutraliza viatura com 150 quilos de explosivos

A polícia turca neutralizou na quinta-feira à noite uma viatura cheia de explosivos que estava estacionada perto de um edifício do governo na província de Diyarbakir, no sudeste do país, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP.

© Sertac Kayar / Reuters

O veículo foi neutralizado quatro dias após um atentado suicida que matou 35 pessoas e feriu mais de 120 no domingo em Ancara, ataque reivindicado por um grupo rebelde curdo.

O carro foi descoberto no distrito de Hani, 80 quilómetros a norte da cidade de maioria curda do sudeste da Turquia, acrescentaram as fontes citadas pela AFP.

As equipas de desminagem neutralizaram imediatamente os 150 quilos de explosivos dissimulados na viatura, que foi de seguida rebocada para o comissariado local para ser passada a pente fino pela polícia científica.

No domingo à noite, uma viatura armadilhada explodiu numa praça muito frequentada de Ancara e fez 35 mortos e mais de 120 feridos.

Este atentado foi reivindicado na quinta-feira por um grupo dissidente do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), os Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), em represália pelas operações levadas a cabo pelas forças armadas turcas contra a rebelião em cidades do sudeste da Anatólia.

Já a 17 de fevereiro os TAK tinham realizado um ataque semelhante contra uma caravana que transportava militares, fazendo 29 mortos.

Desde o verão passado, a Turquia vive em estado de alerta permanente após uma série de ataques ligados à retomada do conflito curdo ou atribuídos pelo governo islâmico-conservador ao grupo Daesh.

Lusa

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.