sicnot

Perfil

Mundo

Governo português lamenta apropriação de terras por Israel na Cisjordânia

O Governo português lamentou este sábado a decisão das autoridades israelitas de expropriar 234 hectares de terra localizados na Cisjordânia, considerando que se trata de "mais um obstáculo" à estabilidade da região.

© Ammar Awad / Reuters

"Esta medida constitui mais um obstáculo à viabilidade da solução dos dois Estados, que é a única via para a paz, segurança e estabilidade da região", refere a nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros português hoje divulgada.

O Governo português apela assim ao congénere israelita para reconsiderar esta decisão e reitera a necessidade de ambas as partes, autoridades israelitas e palestinianas, voltarem à mesa das negociações.

Manifesta ainda a sua preocupação com a evolução da situação no terreno e "condena firmemente todos os ataques, bem como qualquer incitamento à violência".

Na terça-feira, Israel confirmou ter tomado posse de 234 hectares de terras em Jericó, na Cisjordânia, um território palestiniano ocupado.

A Organização para a Libertação da Palestina já condenou a atitude israelita, considerando que esta apropriação "é coerente com o plano de impor um regime de 'apartheid' na Palestina ocupada".

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".