sicnot

Perfil

Mundo

Marcelo Rebelo de Sousa condena "hediondo ataque" na Turquia

O Presidente da República condenou hoje o "hediondo ataque terrorista na Turquia", no qual um cidadão português ficou ferido, e defendeu que o combate ao terrorismo deve ser "uma missão de todos".

Marcelo Rebelo de Sousa expressou as suas "sentidas condolências" ao povo turco e condenou, "de forma veemente, este bárbaro ataque que ocorre apenas uma semana depois de um outro atentado em Ancara".

Numa mensagem disponível no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se ao cidadão português que ficou ferido e se encontra hospitalizado.

De acordo com o secretário de Estado das Comunidades, um português ficou ferido no atentado suicida de hoje em Istambul e encontra-se a receber tratamento hospitalar.

"Quero transmitir ao próprio, e aos seus familiares, os mais sinceros votos para que melhore rapidamente", escreve Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o Presidente da República, "a existência de feridos de mais de dez nacionalidades distintas vem confirmar que o combate ao terrorismo e a defesa da vida e dignidade humana deve ser uma missão de todos e para a qual todos devem permanecer unidos e solidários".

O ataque suicida em Istambul provocou cinco mortos e 36 feridos, 12 deles estrangeiros.

Lusa

  • Atentado na Turquia faz 5 mortos, português entre os feridos
    1:09

    Mundo

    Uma semana depois, a Turquia volta a sofrer um ataque terrorista. Cinco mortos e 36 feridos é para já o balanço de um atentado suicida numa das principais avenidas de Istambul. Entre os feridos há 12 estrangeiros, incluindo um português atingido por estilhaços. As informações iniciais apontam para a autoria do PKK.

  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.