sicnot

Perfil

Mundo

Marcelo Rebelo de Sousa condena "hediondo ataque" na Turquia

O Presidente da República condenou hoje o "hediondo ataque terrorista na Turquia", no qual um cidadão português ficou ferido, e defendeu que o combate ao terrorismo deve ser "uma missão de todos".

Marcelo Rebelo de Sousa expressou as suas "sentidas condolências" ao povo turco e condenou, "de forma veemente, este bárbaro ataque que ocorre apenas uma semana depois de um outro atentado em Ancara".

Numa mensagem disponível no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se ao cidadão português que ficou ferido e se encontra hospitalizado.

De acordo com o secretário de Estado das Comunidades, um português ficou ferido no atentado suicida de hoje em Istambul e encontra-se a receber tratamento hospitalar.

"Quero transmitir ao próprio, e aos seus familiares, os mais sinceros votos para que melhore rapidamente", escreve Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o Presidente da República, "a existência de feridos de mais de dez nacionalidades distintas vem confirmar que o combate ao terrorismo e a defesa da vida e dignidade humana deve ser uma missão de todos e para a qual todos devem permanecer unidos e solidários".

O ataque suicida em Istambul provocou cinco mortos e 36 feridos, 12 deles estrangeiros.

Lusa

  • Atentado na Turquia faz 5 mortos, português entre os feridos
    1:09

    Mundo

    Uma semana depois, a Turquia volta a sofrer um ataque terrorista. Cinco mortos e 36 feridos é para já o balanço de um atentado suicida numa das principais avenidas de Istambul. Entre os feridos há 12 estrangeiros, incluindo um português atingido por estilhaços. As informações iniciais apontam para a autoria do PKK.

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.