sicnot

Perfil

Mundo

Dissidentes cubanos apelam a Obama para que ajude o país a mudar radicalmente

Dissidentes Cubanos apelaram ao presidente norte-americano, Barack Obama, para que convença o governo cubano a parar com a repressão e que este inicie uma "mudança radical" com a visita a Havana que começa hoje.

© Alexandre Meneghini / Reuters

Ativistas na ilha, que tem estado debaixo do controlo do Partido Comunista há mais de cinco décadas, deram as boas vindas à visita de Obama, a primeira de um presidente norte-americano em 88 anos.

"É uma oportunidade para a classe política do governo cubano entender que já não há mais lugar para a filosofia em que cada dissidente era classificado de traidor", afirmaram no sábado em comunicado.

Os dissidentes apelaram ao presidente Obama para promover a mudança, nomeadamente o fim da repressão e do uso de violência física contra todos os ativistas dos direitos humanos.

Obama deve encontrar-se com alguns representantes de dissidentes na terça-feira, embora o governo cubano já tenha afirmado que a discussão de políticas internas está "fora da mesa".

Lusa

  • "Não dá mais, Brasil!" Um excerto da Reportagem Especial de hoje
    1:58
  • SIC lança conteúdos na Amazon Prime Video

    Economia

    A SIC torna-se num dos primeiros canais portugueses a disponibilizar conteúdos na Amazon Prime Video através do serviço Amazon Video Direct. Através do Prime Video, é possível aceder a conteúdos da estação, como "Jose Mourinho - O Melhor Treinador do Mundo" e "Jorge Mendes - O Super Agente".

  • O momento em que um polícia salva uma criança que caiu do 3º andar
    0:56

    Mundo

    Três polícias egípcios conseguiram salvar um rapaz de 5 anos que caiu da varanda do terceiro andar de um prédio na província de Assiut, a sul do Cairo. O Ministério do Interior do Egito divulgou as imagens e os nomes dos agentes, distinguindo em especial o homem que conseguiu amparar a criança no momento da queda.