sicnot

Perfil

Mundo

Líder iraniano acusa Washington de não respeitar compromissos assumidos

O líder supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, acusou este domingo os Estados Unidos de não "respeitarem os compromissos" assumidos quando foi concluído o acordo sobre o programa nuclear iraniano, em julho de 2015.

© Caren Firouz / Reuters

"No acordo nuclear (...) os americanos não respeitaram os seus compromissos, não fizeram o que deviam ter feito", declarou o líder num discurso em Machhad, por ocasião do Ano Novo persa.

Khamenei acusou os Estados Unidos de terem levantado as sanções "no papel", mas de impedirem indiretamente a República Islâmica de atingir os seus objetivos. "Na verdade, fazem com que os efeitos do levantamento de sanções não se vejam", apontou.

O acordo concluído em julho de 2015 entre as grandes potências, incluindo os Estados Unidos, e o Irão sobre o programa nuclear de Teerão entrou em vigor em janeiro, permitindo o levantamento das sanções internacionais impostas a Teerão.

Segundo o líder supremo iraniano, "o secretário (norte-americano) do Tesouro trabalha dia e noite para que a República Islâmica não possa beneficiar do acordo" e os norte-americanos "ameaçam permanentemente".

Khamenei manifestou ainda preocupação em relação ao que fará o sucessor do presidente norte-americano, Barack Obama, quando entrar em funções em janeiro de 2017. "Não há qualquer garantia de que o próximo governo aplique estes compromissos limitados", afirmou, acrescentando que os candidatos presidenciais recorrem "ao insulto" ao Irão.

O líder iraniano disse que a Europa também está reticente em relação a fazer negócios com o Irão "por medo" dos Estados Unidos.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17