sicnot

Perfil

Mundo

Obama aterra em Havana e mostra-se ansioso para conhecer o povo de Cuba

O presidente norte-americano, Barack Obama, aterrou este domingo em Havana tornando-se o primeiro líder dos Estados Unidos a visitar Cuba nos últimos 88 anos, e mostrando-se ansioso para conhecer o povo cubano.

© Carlos Barria / Reuters

O Air Force One, avião presidencial norte-americano, aterrou perto das 16:15 locais (20:15 hora de Lisboa) no aeroporto Jose Martin, nome do pai da independência da antiga colónia espanhola.

Numa curta mensagem na rede social Twitter, divulgada pouco depois de aterrar, Barack Obama escreveu em espanhol, usando uma expressão popular para perguntar como estão os cubanos ("'Que bolá Cuba?'") e mostrou-se "ansioso para conhecer e ouvir diretamente o povo cubano".

Barack Obama tornou-se hoje o primeiro presidente norte-americano, depois de Calvin Coolidge, a visitar Cuba, procurando acabar com décadas de animosidade relacionada com a Guerra Fria.

Lusa

  • Polícia procura condutor da carrinha e outros dois suspeitos
    1:08
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38