sicnot

Perfil

Mundo

Apple diz que proteção dos dados dos seus clientes é "uma obrigação"

O patrão da Apple afirmou hoje que proteger os dados pessoais dos clientes é "uma obrigação", na véspera de uma audiência judicial muito aguardada, a propósito do braço de ferro entre o grupo e o governo dos EUA.

© Dado Ruvic / Reuters

"Não esperávamos estar nesta posição (...), mas estimamos que temos a obrigação de proteger os vossos dados e a vossa vida privada", declarou Tim Cook, à margem da apresentação de novos produtos na sede californiana do grupo, em Cupertino.

"É um assunto que nos afeta a todos, e não recuaremos perante as nossas responsabilidades", prometeu, confessando-se "reconhecido" por todas as mensagens de apoio recebidas de todo o país.

Ao fim de semanas de batalha, via imprensa e recursos apresentados, um juiz federal norte-americano tem de decidir na terça-feira sobre a validade do pedido dos investigadores federais, que exigem à Apple que desbloqueie o telefone encriptado de um dos autores do atentado de San Bernardino, que causou 14 mortos na Califórnia no início de dezembro.

O grupo recorreu aos tribunais para contestar a pretensão das autoridades, considera a situação perigosa para a segurança dos dados dos seus clientes.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC