sicnot

Perfil

Mundo

China aplaude visita de Obama a Cuba e apela ao fim do embargo

A China aplaudiu hoje a visita do Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, a Cuba, e apelou a Washington para que conclua o mais brevemente possível o levantamento do embargo contra aquele país.

ROLANDO PUJOL

"Esperamos que as duas partes possam consolidar este ímpeto e, ao mesmo tempo, esperamos que os Estados Unidos acabem completamente com o seu bloqueio a Cuba, o mais breve possível", afirmou a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying.

"O melhoramento das relações serve os interesses dos dois países, assim como o interesse regional", acrescentou, negando que a aproximação entre os dois países vá afetar os vínculos do gigante asiático com a América Latina.

A porta-voz chinesa disse ainda que Pequim e Havana continuarão a consolidar a sua amizade e que a sua relação não será afetada por terceiros.

Obama iniciou este domingo uma histórica visita oficial a Cuba, a primeira de um Presidente norte-americano à ilha em quase nove décadas.

O líder norte-americano reunir-se-á hoje com o Presidente cubano, Raúl Castro, e assistirá a um fórum de negócios com empresários e empreendedores de ambos os países.

Lusa

  • Obama em Havana
    2:08

    Mundo

    Momento histórico, hoje, em Cuba. Barack Obama e Raul Castro vão estar reunidos na primeira visita de um Presidente norte-americano à ilha em 88 anos. Obama chegou ontem a Havana onde já afirmou estar no país para criar novos laços políticos e comerciais.

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.