sicnot

Perfil

Mundo

China aplaude visita de Obama a Cuba e apela ao fim do embargo

A China aplaudiu hoje a visita do Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, a Cuba, e apelou a Washington para que conclua o mais brevemente possível o levantamento do embargo contra aquele país.

ROLANDO PUJOL

"Esperamos que as duas partes possam consolidar este ímpeto e, ao mesmo tempo, esperamos que os Estados Unidos acabem completamente com o seu bloqueio a Cuba, o mais breve possível", afirmou a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying.

"O melhoramento das relações serve os interesses dos dois países, assim como o interesse regional", acrescentou, negando que a aproximação entre os dois países vá afetar os vínculos do gigante asiático com a América Latina.

A porta-voz chinesa disse ainda que Pequim e Havana continuarão a consolidar a sua amizade e que a sua relação não será afetada por terceiros.

Obama iniciou este domingo uma histórica visita oficial a Cuba, a primeira de um Presidente norte-americano à ilha em quase nove décadas.

O líder norte-americano reunir-se-á hoje com o Presidente cubano, Raúl Castro, e assistirá a um fórum de negócios com empresários e empreendedores de ambos os países.

Lusa

  • Obama em Havana
    2:08

    Mundo

    Momento histórico, hoje, em Cuba. Barack Obama e Raul Castro vão estar reunidos na primeira visita de um Presidente norte-americano à ilha em 88 anos. Obama chegou ontem a Havana onde já afirmou estar no país para criar novos laços políticos e comerciais.

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.