sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte lança quatro mísseis de curto alcance

A Coreia do Norte voltou a desafiar a comunidade internacional, ao disparar pelo menos quatro misseis de curto alcance. A ação desta madrugada foi confirmada pelas autoridades da Coreia do Sul, que dizem que os projécteis caíram no mar, ao largo da costa leste da península.

Arquivo

Arquivo

© Jason Lee / Reuters

Um representante do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas sul-coreanas indicou que os projéteis foram lançados a partir de uma zona perto da cidade de Hamhung, pelas 15:20 (06:20 em Lisboa), tendo caído no Mar do Leste (Mar do Japão). O tipo de míssil não foi especificado.

As tensões militares na península coreana têm vindo a agravar-se desde que o Norte realizou o seu quarto teste nuclear a 06 de janeiro, seguido de o lançamento de um 'rocket' de longo alcance, um mês depois, encarado pela comunidade internacional como um teste de míssil balístico.

O Conselho de Segurança da ONU respondeu a estas ações no início do mês, impondo as mais duras sanções à Coreia do Norte até à data.

Nas últimas semanas, Pyongyang tem feito ameaças quase diárias de ataques nucleares contra Seul e Washington, como reação aos exercícios militares conjuntos dos dois países, que o Norte entende como ensaios para uma invasão.

Na passada sexta-feira, Pyongyang testou dois mísseis de médio alcance, seguindo indicações de Kim Jong-un, que ordenou a preparação de uma série de lançamentos de mísseis, bem como um teste de explosão de uma ogiva nuclear.

O Conselho de Segurança da ONU condenou os lançamentos, considerando-os "inaceitáveis" e uma clara violação das resoluções da ONU.

Última atualização às 9:16 / Com Lusa

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC