sicnot

Perfil

Mundo

Descoberta inédita de Tyrannosaurus rex grávida

Paleontólogos norte-americanos descobriram fósseis de uma fêmea Tyrannosaurus rex grávida. Uma rara descoberta dado que tem sido difícil determinar o género desta espécie carnívora de dinossauros através dos fósseis.

Mark Hallett/Universidade Carolina do Norte

Os investigadores da Universidade da Carolina do Norte e do Museu de Ciência Naturais conseguiram determinar que era uma fêmea pela análise a um fémur fossilizado de T. Rex. Encontraram osso medular, tecido que só se forma na fase de gestação, nomeadamente em aves, no período antes da colocação do ovo.

"Esta análise permite-nos determinar o género deste fóssil e abre uma janela para olharmos para a evolução da produção de ovos nos pássaros modernos", referiu a autora principal do estudo publicado na revista Nature, a paleontóloga Mary Schweitzer, em comunicado.

Esta fêmea T. Rex em particular habitava na região montanhosa que hoje em dia é o estado de Montana há 68 milhões de anos. Teria entre os 16 e os 20 anos de idade quando morreu e estava grávida.

Esta investigação abre assim novas possibilidades para determinar o sexo dos dinossauros. "Agora que podemos identificar um dinossauro como fêmea e que sabemos que as que estiveram grávidas têm uma marca química distintiva, precisamos de reunir esforços para descobrir mais", afirmou Lindsay Zanno, coautora do estudo.

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.