sicnot

Perfil

Mundo

Descoberta inédita de Tyrannosaurus rex grávida

Paleontólogos norte-americanos descobriram fósseis de uma fêmea Tyrannosaurus rex grávida. Uma rara descoberta dado que tem sido difícil determinar o género desta espécie carnívora de dinossauros através dos fósseis.

Mark Hallett/Universidade Carolina do Norte

Os investigadores da Universidade da Carolina do Norte e do Museu de Ciência Naturais conseguiram determinar que era uma fêmea pela análise a um fémur fossilizado de T. Rex. Encontraram osso medular, tecido que só se forma na fase de gestação, nomeadamente em aves, no período antes da colocação do ovo.

"Esta análise permite-nos determinar o género deste fóssil e abre uma janela para olharmos para a evolução da produção de ovos nos pássaros modernos", referiu a autora principal do estudo publicado na revista Nature, a paleontóloga Mary Schweitzer, em comunicado.

Esta fêmea T. Rex em particular habitava na região montanhosa que hoje em dia é o estado de Montana há 68 milhões de anos. Teria entre os 16 e os 20 anos de idade quando morreu e estava grávida.

Esta investigação abre assim novas possibilidades para determinar o sexo dos dinossauros. "Agora que podemos identificar um dinossauro como fêmea e que sabemos que as que estiveram grávidas têm uma marca química distintiva, precisamos de reunir esforços para descobrir mais", afirmou Lindsay Zanno, coautora do estudo.

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.