sicnot

Perfil

Mundo

Finlândia condena iraquiano por publicar fotografia em que segura cabeça de jihadista

Um migrante iraquiano na Finlândia foi hoje condenado por crime de guerra, depois de ter divulgado, na rede social Facebook, imagens suas com a cabeça de um combatente do Daesh.

Tikrit, Iraque Arquivo/Reuters

Tikrit, Iraque Arquivo/Reuters

© Ahmed Saad / Reuters

Jebbar Salman Ammar, de 29 anos, foi condenado a uma pena suspensa de 16 meses de prisão pelo tribunal distrital de Pirkanmaa.

Para o tribunal, o iraquiano profanou o corpo de um combatente ao colocar três imagens no Facebook em que está a segurar a cabeça do 'jihadista' na cidade iraquiana de Tikrit.

O iraquiano confessou ter publicado as imagens e lutado contra o Daesh, mas negou ter cometido um crime de guerra.

O procurador Juha-Mikko Hamalainen afirmou que a conduta do acusado era definida como "crime de guerra" pelo Tribunal Penal Internacional, e pediu dois anos de prisão.

Jebbar Salman Ammar chegou à Finlândia há cerca de seis meses.

A Finlândia, um país de 5,4 milhões de habitantes, recebeu perto de 32.000 refugiados, sobretudo do Iraque, no ano passado, durante a maior crise de migração na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Mais de um milhão de migrantes em fuga da guerra na Síria e no Iraque, da Ásia e África chegaram à Europa desde o início do ano passado.

Um caso idêntico, também com um iraquiano, vai ser julgado noutro tribunal finlandês na próxima semana.

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.