sicnot

Perfil

Mundo

Rússia com mais de 19 milhões de pobres em 2015

O número de russos que vivem no limiar da pobreza atingiu cerca de 19,5 milhões de pessoas em 2015, o nível mais elevado dos últimos nove anos, após o poder de compra ter sido afetado pela recessão.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Mohamed Al-Sayaghi / Reuters

Os dados oficiais do serviço de estatísticas Rosstat hoje publicadas ilustram o duplo efeito da crise -- provocada pela queda do preço do petróleo e das sanções ocidentais decretadas na sequência da crise na Ucrânia -- sobre o nível de vida dos russos, e quando o Presidente Vladimir Putin também alicerçou a sua popularidade nos progressos registados na luta contra a pobreza.

Em média, em 2015, 19,2 milhões de russos (13,4 por cento da população) garantiu rendimentos inferiores ao limite fixado pelo Governo em função de um cabaz de produtos indispensáveis. Em 2014, o número estabilizou em 16,1 milhões (11,2% da população), o que significa um aumento de 20%.

No quarto trimestre, o limite estava fixado em 9.452 rublos (123 euros).

À semelhança dos anos anteriores, o pico é atingido no primeiro trimestre, quando o número de russos considerados pobres atinge 22,9 milhões, 15,9% da população.

No quarto trimestre, e seguindo a tendência sazonal habitual, a taxa reduz-se para 14,5 milhões no limite fixado (10% da população).

Esta tendência explica-se pelo aumento dos preços em 2015 devido à crise monetária, com uma queda do rublo, e pelo embargo alimentar decretado pelo Kremlin à maioria dos produtos alimentares ocidentais e represálias às sanções europeias e norte-americanas no contexto da crise ucraniana.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.