sicnot

Perfil

Mundo

UNICEF quer fazer cadeia humana no Instagram pelas crianças afetadas pelo clima

A UNICEF lança na terça-feira uma campanha na rede social Instagram na qual apela a todos que "deem as mãos" para criar uma enorme cadeia humana de apoio às crianças afetadas pelas alterações climáticas.

Mark Lennihan

A campanha começa no Dia Mundial da Água e prolonga-se até 22 de abril, dia da assinatura do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, informa a UNICEF num comunicado hoje divulgado.

O objetivo, sublinha a agência das Nações Unidas para a infância, é "dar uma voz à UNICEF para alertar para o impacto imediato e injusto das alterações climáticas nas crianças e inspirar a ação".

A UNICEF começa por colocar no Instagram, uma rede social de partilha de fotografias, a imagem de uma criança.

Através dela, será partilhada uma história que lança a problemática das alterações climáticas e a sua ligação à saúde infantil.

Depois, o público em geral é convidado a participar, colocando na rede social uma fotografia de si próprio de braços abertos na horizontal, usando a 'hashtag' #ClimateChain.

Quando colocadas uma ao lado da outra, as fotografias darão a ilusão de que utilizadores de todo o mundo estão a dar as mãos pela causa.

O diretor executivo da UNICEF, Anthony Lake, o presidente da Assembleia-Geral da ONU, Mogens Lykketof, a diretora do UN Climate, Christiana Figueres, e outras figuras públicas vão também juntar-se simbolicamente à ação.

"Como parte da campanha, estamos a dar às pessoas uma forma de comunicarem com os líderes globais, mas também a sensibilizar para a causa das crianças afetadas pelas alterações climáticas", explica a UNICEF.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.