sicnot

Perfil

Mundo

UNICEF quer fazer cadeia humana no Instagram pelas crianças afetadas pelo clima

A UNICEF lança na terça-feira uma campanha na rede social Instagram na qual apela a todos que "deem as mãos" para criar uma enorme cadeia humana de apoio às crianças afetadas pelas alterações climáticas.

Mark Lennihan

A campanha começa no Dia Mundial da Água e prolonga-se até 22 de abril, dia da assinatura do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, informa a UNICEF num comunicado hoje divulgado.

O objetivo, sublinha a agência das Nações Unidas para a infância, é "dar uma voz à UNICEF para alertar para o impacto imediato e injusto das alterações climáticas nas crianças e inspirar a ação".

A UNICEF começa por colocar no Instagram, uma rede social de partilha de fotografias, a imagem de uma criança.

Através dela, será partilhada uma história que lança a problemática das alterações climáticas e a sua ligação à saúde infantil.

Depois, o público em geral é convidado a participar, colocando na rede social uma fotografia de si próprio de braços abertos na horizontal, usando a 'hashtag' #ClimateChain.

Quando colocadas uma ao lado da outra, as fotografias darão a ilusão de que utilizadores de todo o mundo estão a dar as mãos pela causa.

O diretor executivo da UNICEF, Anthony Lake, o presidente da Assembleia-Geral da ONU, Mogens Lykketof, a diretora do UN Climate, Christiana Figueres, e outras figuras públicas vão também juntar-se simbolicamente à ação.

"Como parte da campanha, estamos a dar às pessoas uma forma de comunicarem com os líderes globais, mas também a sensibilizar para a causa das crianças afetadas pelas alterações climáticas", explica a UNICEF.

Lusa

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Coreia do Norte acusa Trump de declarar guerra

    Mundo

    A Coreia do Norte acusou hoje o Presidente norte-americano de ter "declarado a guerra". O chefe da diplomacia norte-coreana ameaçou abater todo e qualquer bombardeiro dos EUA que se aproxime do território.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • "Bispo vermelho"

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.