sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama preocupado com a crise política venezuelana

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou-se na segunda-feira preocupado com a crise política e económica venezuelana, considerando-a um "interesse" que deve ser partilhado por todos os países do continente americano.

© Ivan Alvarado / Reuters

"Apesar de que não discutimos amplamente sobre a Venezuela, sim abordamos esse tema. Toda a região está interessada nesse país o que responde às aspirações desse povo. Acredito que esse é um interesse que todos devemos partilhar", disse Obama em declarações transmitidas pelas televisões venezuelanas.

Barack Obama falava aos jornalistas em Havana, no âmbito daquela que foi a sua primeira deslocação oficial a Cuba, país onde o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, realizou na sexta-feira uma visita relâmpago, antecipando a visita do primeiro mandatário norte-americano.

Pouco antes de Barack Obama referir-se à situação em Caracas, o Presidente de Cuba, Raul Castro, manifestou também preocupação pela situação venezuelana, sublinhando que a crise naquele país poderá afetar todo o continente americano.

"Intercambiamos (Raul Castro e Barack Obama), ademais, sobre temas internacionais, em particular aqueles que poderiam afetar a paz e estabilidade regional. Estava especialmente previsto e não houve tempo para concluir, abordar a nossa preocupação pela situação de desestabilização que se tenta fomentar na Venezuela, o que é contraproducente para o ambiente no continente", disse.

A visita de Barack Obama a Cuba é vista com "bons olhos" pela oposição venezuelana, para quem a recomposição das relações bilaterais entre Havana e Washington terá repercussão política, na busca de "um câmbio democrático, constitucional e em paz" para a Venezuela.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.