sicnot

Perfil

Mundo

Manifestantes anti-Dilma bloquearam zona de acesso ao Palácio do Planalto

O movimento de protesto conta Dilma Rousseff bloqueou esta segunda-feira os acessos ao edifício da presidência do Brasil. Ao fim da tarde, a reportagem da SIC acompanhou o momento em que o grupo de manifestantes avançou para a Praça dos Três Poderes.

© Adriano Machado / Reuters

Com apitos, panelas, faixas e balões, contestam a nomeação de Lula e exigem o "impeachment" da Presidente.

A polícia militar reforçou um cordão de segurança em redor dos edifícios do Congresso Nacional e do Museu da República. Os dados da polícia indicam que cerca de cinco mil pessoas participaram nos protestos. Não houve qualquer registo de incidentes.

  • Sócio de ex-diretor da Petrobras detido em Lisboa

    Crise no Brasil

    A Polícia Judiciária deteve hoje em Lisboa Raul Felippe Schmidt Júnior, no cumprimento de uma carta rogatória emitida pelas autoridades brasileiras. A detenção está relacionada com a operação Lava Jato. A Procuradoria-Geral da República disse entretanto que o Brasil quer extraditar o suspeito, que tem dupla nacionalidade.

  • "A ida do Lula para o Governo foi um disparate"
    3:01

    Miguel Sousa Tavares

    Miguel Sousa Tavares analisa a situação política do Brasil, a nomeação do ex-Presidente Lula da Silva e as manifestações a que o país tem assistido nos últimos dias. Para o comentador, a ida de Lula da Silva para o governo é um "disparate" e acha inacreditável que um juiz de 1ª instância se permita a pôr uma escuta num Presidente e a divulgá-la.

  • Portugueses no Brasil preocupados com a falta de alternativas políticas
    3:17

    Mundo

    O terramoto político no Brasil fez cair a pique a popularidade de Lula da Silva. Uma sondagem conhecida este domingo diz que mais de metade dos brasileiros está contra o ex-presidente e a maioria acha que Dilma Rousseff deve renunciar ao cargo de imediato. Em Brasília, os enviados especiais da SIC falaram com dois emigrantes portugueses, preocupados sobretudo com a falta de alternativas no sistema partidário do país.

  • Impasse político é o principal tema na sociedade brasileira
    2:09

    Crise no Brasil

    A crise política no Brasil tem sido o principal tema de conversa dos brasileiros que dizem que a situação económica os obriga a estarem preocupados. As suspeitas de corrupção que envolvem Lula e Dilma estão a dividir a sociedade brasileira o que, por sua vez, está a preocupar as autoridades. A reportagem é dos enviados especiais da SIC.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.