sicnot

Perfil

Mundo

Manifestantes anti-Dilma bloquearam zona de acesso ao Palácio do Planalto

O movimento de protesto conta Dilma Rousseff bloqueou esta segunda-feira os acessos ao edifício da presidência do Brasil. Ao fim da tarde, a reportagem da SIC acompanhou o momento em que o grupo de manifestantes avançou para a Praça dos Três Poderes.

© Adriano Machado / Reuters

Com apitos, panelas, faixas e balões, contestam a nomeação de Lula e exigem o "impeachment" da Presidente.

A polícia militar reforçou um cordão de segurança em redor dos edifícios do Congresso Nacional e do Museu da República. Os dados da polícia indicam que cerca de cinco mil pessoas participaram nos protestos. Não houve qualquer registo de incidentes.

  • Sócio de ex-diretor da Petrobras detido em Lisboa

    Operação Lava Jato

    A Polícia Judiciária deteve hoje em Lisboa Raul Felippe Schmidt Júnior, no cumprimento de uma carta rogatória emitida pelas autoridades brasileiras. A detenção está relacionada com a operação Lava Jato. A Procuradoria-Geral da República disse entretanto que o Brasil quer extraditar o suspeito, que tem dupla nacionalidade.

  • "A ida do Lula para o Governo foi um disparate"
    3:01

    Miguel Sousa Tavares

    Miguel Sousa Tavares analisa a situação política do Brasil, a nomeação do ex-Presidente Lula da Silva e as manifestações a que o país tem assistido nos últimos dias. Para o comentador, a ida de Lula da Silva para o governo é um "disparate" e acha inacreditável que um juiz de 1ª instância se permita a pôr uma escuta num Presidente e a divulgá-la.

  • Portugueses no Brasil preocupados com a falta de alternativas políticas
    3:17

    Mundo

    O terramoto político no Brasil fez cair a pique a popularidade de Lula da Silva. Uma sondagem conhecida este domingo diz que mais de metade dos brasileiros está contra o ex-presidente e a maioria acha que Dilma Rousseff deve renunciar ao cargo de imediato. Em Brasília, os enviados especiais da SIC falaram com dois emigrantes portugueses, preocupados sobretudo com a falta de alternativas no sistema partidário do país.

  • Impasse político é o principal tema na sociedade brasileira
    2:09

    Operação Lava Jato

    A crise política no Brasil tem sido o principal tema de conversa dos brasileiros que dizem que a situação económica os obriga a estarem preocupados. As suspeitas de corrupção que envolvem Lula e Dilma estão a dividir a sociedade brasileira o que, por sua vez, está a preocupar as autoridades. A reportagem é dos enviados especiais da SIC.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.