sicnot

Perfil

Mundo

Morreu o antigo presidente da Câmara de Toronto Rob Ford

O polémico antigo presidente da Câmara Municipal de Toronto Rob Ford morreu hoje, após uma batalha de 18 meses contra o cancro, anunciou hoje a imprensa canadiana.

© Mark Blinch / Reuters

Rob Ford, de 46 anos, foi o mais famoso 'Mayor' de Toronto (2010-2014),

Em 2014 foi-lhe diagnosticado um cancro raro agressivo, o que levou o autarca a desistir da recandidatura a presidente da câmara, optando por candidatar-se pelo seu distrito eleitoral como vereador.

Em maio de 2015, foi alvo de uma intervenção cirúrgica no hospital de Mount Sinai, considerada uma última hipótese de sobreviver a um lipossarcoma, uma forma rara de cancro (no abdómen).

Ford, vereador do Bairro 2 (Etobicoke North), desde dezembro de 2014, ficou famoso mundialmente após estar envolvido em diversos escândalos relacionados com o consumo de álcool e de 'crack'.

A família de Ford num breve comunicado mencionou hoje Rob Ford como um "homem dedicado para as pessoas, com quem passou a vida a servir os cidadãos de Toronto".

O seu sucessor, John Tory, descreveu o antigo presidente da câmara como uma pessoa "profundamente humana", acrescentando que a "ausência de Ford na Assembleia-Municipal" será sentida.

No Parlamento Provincial, no período de perguntas e respostas, a primeira-ministra do Ontário, Kathleen Wynne, emocionada, apresentou as suas "sentidas condolências" e o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, na sua mensagem destacou a "coragem e determinação" de Ford na luta contra o cancro.

Também a comunidade luso-canadiana expressou o pesar à família de Rob Rod através das redes sociais. O ministro das Finanças do Ontário, Charles Sousa, agradeceu o "serviço público prestado", a deputada provincial Cristina Martins apresentou as condolências à família do falecido, especialmente à mulher e filhos, enquanto a vereadora Ana Bailão, manifestou-se "triste pelo falecimento de um colega", expressando os seus "sentimentos".

Rob Ford, casado, pai de duas crianças, completaria 47 anos no próximo dia 28 de maio.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.