sicnot

Perfil

Mundo

Nobel da Paz Suu Kyi será a chefe da diplomacia de Myanmar

A prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi será a futura ministra dos Negócios Estrangeiros de Myanmar (antiga Birmânia), anunciou hoje o porta-voz da Liga Nacional para a Democracia, vencedora das eleições de novembro de 2015.

© Soe Zeya Tun / Reuters

"Vai ser ministra dos Negócios Estrangeiros. Se quiser partilhar os deveres noutros ministérios com pessoal qualificado pode fazê-lo", afirmou Zaw Myint Maung, porta-voz do partido.

Impossibilitada de assegurar a presidência do país devido a alíneas da Constituição herdada do anterior regime militar ditatorial, Suu Kyi terá, porém, um cargo formal no Governo de Myanmar.

Suu Kyi, conhecida como "A Dama de Rangum", é a única mulher dos seis membros da Liga que consta na lista apresentada hoje de manhã ao presidente do Parlamento.

A lista de nomes não especifica que ministérios irão ocupar.

O anúncio vem pôr fim ao rumor que circulava no país há vários dias, que indicava que a antiga dissidente, hoje com 70 anos - viveu os últimos 15 sob residência vigiada -, seria chefe da diplomacia do país.

Com a Liga já maioritária no Parlamento, Suu Kyi vai ajudar a governar um país que herda um executivo liderado por militares.

O Governo, que deverá entrar em funções até ao final deste mês ou em princípios de abril, não terá primeiro-ministro, contando apenas com um Presidente que será "um fiel entre os fiéis" de Suu Kyi.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.