sicnot

Perfil

Mundo

Obama diz que todos os cubanos devem poder "exprimir-se sem medo"

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse esta terça-feira em Havana que todos os cubanos devem poder "exprimir-se sem medo", num discurso transmitido em direto pela televisão nacional.

© Carlos Barria / Reuters

"Penso que os cidadãos devem ser livres de exprimir as suas opiniões sem medo, de criticar o seu governo e de se manifestarem de forma pacífica", declarou Obama no teatro Alicia Alonso, na presença do Presidente cubano, Raul Castro.

"Penso que os eleitores devem poder escolher o seu governo em eleições livres e democráticas", adiantou.

Antes, o Presidente norte-americano anunciou ter vindo a Cuba para "enterrar o último vestígio da Guerra Fria" após mais de cinco décadas de antagonismo.

"Creio no povo cubano", disse em espanhol, antes de repetir a frase em inglês.

Raul Castro, que ouvia a tradução das palavras do homólogo, não manifestou a mínima emoção durante a maior parte do discurso, mas aplaudiu quando Obama apelou ao Congresso norte-americano para autorizar o levantamento do embargo a Cuba e quando evocou Nelson Mandela.

"Disse claramente que os Estados Unidos não têm nem capacidade nem intenção de impor mudanças em Cuba", disse ainda Obama, considerando que "as mudanças futuras dependerão do povo cubano".

"Si se puede", disse numa referência ao seu famoso 'slogan' "Yes we can" (Sim podemos).

Ainda hoje Obama tem previsto um encontro com um grupo de dissidentes e opositores cubanos na embaixada dos Estados Unidos, após o que deverá assistir a um jogo de basebol entre os Tampa Bay Rays da Florida e a seleção nacional cubana.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.