sicnot

Perfil

Mundo

Governo brasileiro corta 5,28 mil milhões de euros no orçamento para 2016

O Governo brasileiro decidiu hoje cortar 21,2 mil milhões de reais (5,28 mil milhões de euros) no Orçamento de 2016, dado o fraco desempenho da economia e a queda da receita fiscal.

© Adriano Machado / Reuters

O corte, anunciado pelo Ministério do Planeamento, Orçamento e Gestão através do relatório de receitas e despesas, soma-se a outra redução, de 23,4 mil milhões de reais (5,8 mil milhões de euros), decidida no mês passado.

O executivo brasileiro tenta assim assegurar o cumprimento da sua meta de excedente primário (resultado positivo receitas e despesas, excetuando gastos com pagamento de juros) para este ano de 24 mil milhões de reais (5,98 mil milhões de euros).

O Governo liderado por Dilma Rousseff passou também a prever uma contração de 3,05% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, sendo que até agora a estimativa oficial era de uma queda de 2,9% para este ano.

Mesmo assim, o valor fica abaixo da previsão de economistas ouvidos na semana passada pelo Banco Central, que antecipam uma contração do PIB de 3,6%.

Já a previsão do Governo para a inflação subiu de 7,10% para 7,44%.

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.