sicnot

Perfil

Mundo

Governo brasileiro corta 5,28 mil milhões de euros no orçamento para 2016

O Governo brasileiro decidiu hoje cortar 21,2 mil milhões de reais (5,28 mil milhões de euros) no Orçamento de 2016, dado o fraco desempenho da economia e a queda da receita fiscal.

© Adriano Machado / Reuters

O corte, anunciado pelo Ministério do Planeamento, Orçamento e Gestão através do relatório de receitas e despesas, soma-se a outra redução, de 23,4 mil milhões de reais (5,8 mil milhões de euros), decidida no mês passado.

O executivo brasileiro tenta assim assegurar o cumprimento da sua meta de excedente primário (resultado positivo receitas e despesas, excetuando gastos com pagamento de juros) para este ano de 24 mil milhões de reais (5,98 mil milhões de euros).

O Governo liderado por Dilma Rousseff passou também a prever uma contração de 3,05% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, sendo que até agora a estimativa oficial era de uma queda de 2,9% para este ano.

Mesmo assim, o valor fica abaixo da previsão de economistas ouvidos na semana passada pelo Banco Central, que antecipam uma contração do PIB de 3,6%.

Já a previsão do Governo para a inflação subiu de 7,10% para 7,44%.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32