sicnot

Perfil

Mundo

Caso da doença das vacas loucas detetado no nordeste da França

Um caso isolado da doença das vacas loucas, o primeiro em cinco anos na França, foi detetado no nordeste do país, perto da fronteira com a Bélgica, anunciou hoje o Ministério de Agricultura francês.

© Jeff Haynes / Reuters

"O caso suspeito de encefalopatia espongiforme bovina (BCE, na sigla inglesa), detetado numa vaca com cinco anos, que morreu prematuramente numa fazenda em Ardennes, foi confirmado a 23 de março pelo laboratório de referência da União Europeia", segundo um comunicado do ministério.

Este é o "terceiro caso isolado [da doença] detetado na Europa desde 2015" e foi "notificado hoje à Comissão Europeia e à Organização Mundial de Saúde Animal", adianta o comunicado.

"A deteção deste caso não afeta o consumidor", assegurou o ministério.

O último caso de encefalopatia espongiforme bovina em França data de 2011.

Um caso de BCE foi detetado na Irlanda em junho de 2015, o primeiro desde 2013 no país.

A doença surgiu no Reino Unido nos anos de 1980, espalhando-se por muitos países na Europa e por todo o mundo devido à utilização de farinhas de origem animal contaminada.

Suspeita de ser uma variante nos animais da doença de Creutzfeldt-Jakob em humanos, a BCE despertou a preocupação nos consumidores e levou a uma grave crise no setor da carne.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.