sicnot

Perfil

Mundo

EUA repatriam 58 migrantes cubanos

Os Estados Unidos repatriaram na quarta-feira 58 cubanos resgatados de botes quando tentavam chegar à costa norte-americana, indicou a Guarda Costeira.

© Handout . / Reuters

Os migrantes foram resgatados no Estreito da Florida -- os 150 quilómetros de água que separam o estado norte-americano e Cuba -- de sete botes diferentes na última semana.

O barco de patrulha da Guarda Costeira levou os botes até à vila cubana de Bahia de Cabanas, informa um comunicado.

A Guarda Costeira tem verificado um aumento no número de cubanos que chegam aos Estados Unidos por terra e mar desde que Washington e Havana anunciaram que iam começar a normalizar as relações, em dezembro de 2014.

Os migrantes cubanos que chegam aos Estados Unidos têm acesso a uma via rápida para obter residência e cidadania, de acordo com uma medida adotada durante a Guerra Fria que muitos receiam que seja abandonada se os dois países normalizarem as relações.

"As políticas de imigração não mudaram e instamos as pessoas a não se lançarem ao mar em barcos impróprios. É ilegal e extremamente perigoso", disse o capital Mark Gordon.

A Guarda Costeira resgatou outros 18 migrantes cubanos em severo estado de desidratação na costa da Florida, na sexta-feira. Nove membros deste grupo morreram durante a viagem.

Mais de 43 mil cubanos entraram nos Estados Unidos por mar e terra durante o ano fiscal de 2015, que terminou em setembro, um número inédito em várias décadas.

Cerca de 2.562 cubanos tentaram chegar às costas norte-americanas em botes desde 01 de outubro, estima a Guarda Costeira.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.