sicnot

Perfil

Mundo

Nova Zelândia mantém a bandeira com símbolo da União britânica

Os neo-zelandeses rejeitaram em referendo substituir a bandeira do país, que ostenta o símbolo da União britânica, por um novo estandarte, de acordo com os resultados preliminares hoje anunciados.

© David Gray / Reuters

A comissão eleitoral da Nova Zelândia anunciou que 56,61% dos eleitores votaram a favor da manutenção da atual bandeira, contra 43,61% que apoiavam a mudança.

"A Nova Zelândia votou para manter a nossa atual bandeira. Encorajo todos os neo-zelandeses a usá-la, adotá-la e, mais do que isso, ter orgulho dela", afirmou na rede social Twitter o primeiro-ministro John Key, um dos principais defensores da mudança.

Key tinha declarado que a atual bandeira é uma relíquia colonial.

"Reconheço que alguns estarão dececionados com o resultado, mas a maioria dos neo-zelandeses expressou-se e devemos todos aceitar esta decisão", afirmou, em comunicado, o vice-primeiro-ministro Bill English.

A consulta, apenas por via postal, começou a 3 de março e terminou hoje às 19:00 locais (06:00 em Lisboa).

A bandeira neo-zelandesa é um retângulo de fundo azul marinho e tem, no canto superior esquerdo, o símbolo da União (Union Jack) e quatro estrelas que representam a constelação do Cruzeiro do Sul.

A concorrente Silver Fern apresentava uma folha de feto prateada, símbolo da equipa campeã do mundo de raguebi dos All Blacks, com fundo azul e preto, mantendo as quatro estrelas do Cruzeiro do Sul.

O referendo pôs fim a 18 meses de debate, por vezes acesso, sobre questões de identidade nacional nesta nação do Pacífico Sul de 4,5 milhões de habitantes.

Criada pelo designer Kyle Lockwood, a Silver Fern derrotou quatro outras propostas num referendo preliminar em dezembro.

Lusa

  • Nova Zelândia referenda mudança de bandeira nacional
    1:39

    Mundo

    A Nova Zelândia vota hoje, em referendo, a mudança da bandeira nacional. Esta é a segunda fase da votação e os resultados finais serão conhecidos no próximo dia 30. A ideia de criar um nova bandeira surgiu pelo facto da atual ter muitas referências aos antigos colonizadores britânicos.

  • Nova Zelândia muda a bandeira nacional
    0:32

    Mundo

    A Nova Zelândia vai mudar de bandeira. O Governo neozelandês quer eliminar do símbolo nacional as referências sobre os antigos colonizadores britânicos. A lista com as 40 opções pode ser consultada na página oficial do excutivo e o referendo final está marcado para março do próximo ano.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.