sicnot

Perfil

Mundo

Nova Zelândia mantém a bandeira com símbolo da União britânica

Os neo-zelandeses rejeitaram em referendo substituir a bandeira do país, que ostenta o símbolo da União britânica, por um novo estandarte, de acordo com os resultados preliminares hoje anunciados.

© David Gray / Reuters

A comissão eleitoral da Nova Zelândia anunciou que 56,61% dos eleitores votaram a favor da manutenção da atual bandeira, contra 43,61% que apoiavam a mudança.

"A Nova Zelândia votou para manter a nossa atual bandeira. Encorajo todos os neo-zelandeses a usá-la, adotá-la e, mais do que isso, ter orgulho dela", afirmou na rede social Twitter o primeiro-ministro John Key, um dos principais defensores da mudança.

Key tinha declarado que a atual bandeira é uma relíquia colonial.

"Reconheço que alguns estarão dececionados com o resultado, mas a maioria dos neo-zelandeses expressou-se e devemos todos aceitar esta decisão", afirmou, em comunicado, o vice-primeiro-ministro Bill English.

A consulta, apenas por via postal, começou a 3 de março e terminou hoje às 19:00 locais (06:00 em Lisboa).

A bandeira neo-zelandesa é um retângulo de fundo azul marinho e tem, no canto superior esquerdo, o símbolo da União (Union Jack) e quatro estrelas que representam a constelação do Cruzeiro do Sul.

A concorrente Silver Fern apresentava uma folha de feto prateada, símbolo da equipa campeã do mundo de raguebi dos All Blacks, com fundo azul e preto, mantendo as quatro estrelas do Cruzeiro do Sul.

O referendo pôs fim a 18 meses de debate, por vezes acesso, sobre questões de identidade nacional nesta nação do Pacífico Sul de 4,5 milhões de habitantes.

Criada pelo designer Kyle Lockwood, a Silver Fern derrotou quatro outras propostas num referendo preliminar em dezembro.

Lusa

  • Nova Zelândia referenda mudança de bandeira nacional
    1:39

    Mundo

    A Nova Zelândia vota hoje, em referendo, a mudança da bandeira nacional. Esta é a segunda fase da votação e os resultados finais serão conhecidos no próximo dia 30. A ideia de criar um nova bandeira surgiu pelo facto da atual ter muitas referências aos antigos colonizadores britânicos.

  • Nova Zelândia muda a bandeira nacional
    0:32

    Mundo

    A Nova Zelândia vai mudar de bandeira. O Governo neozelandês quer eliminar do símbolo nacional as referências sobre os antigos colonizadores britânicos. A lista com as 40 opções pode ser consultada na página oficial do excutivo e o referendo final está marcado para março do próximo ano.

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.