sicnot

Perfil

Mundo

Polícia francesa detém suspeito de estar a preparar ataque terrorista

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, revelou hoje que a polícia prendeu um suspeito na zona de Paris que estava a planear um atentado já "num estado avançado".

© Stephane Mahe / Reuters

Cazeneuve disse que o raide no bairro Argenteuil, nos arredores de Paris, levou a uma "detenção relevante", mas disse não haver evidência de ligação com os atentados de Bruxelas, na terça-feira, e de Paris, em novembro.

O detido, um cidadão francês, "pertence a uma rede terrorista que procurava atacar o nosso país", revelou o ministro, informando que o homem "é suspeito de estar envolvido no plano de nível elevado".

O ministro acrescentou que o suspeito tinha estado sob vigilância "durante várias semanas" e que a sua prisão foi também resultado da "cooperação estreita e permanente entre os serviços europeus".

As operações policiais decorreram hoje num prédio de apartamentos em Argenteuil, que foi evacuado, no âmbito de inquérito conduzido por um juiz de instrução antiterrorista.

Especialistas em desativação de bombas estiveram no local para permitir que a polícia prosseguisse as buscas nos apartamentos, no estacionamento e nas áreas comuns em condições de segurança, adianto o ministro.

Durante as operações, foi criado um cordão de segurança em torno do edifício.

Lusa

Atualizado às 23:09

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim