sicnot

Perfil

Mundo

Polícia francesa detém suspeito de estar a preparar ataque terrorista

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, revelou hoje que a polícia prendeu um suspeito na zona de Paris que estava a planear um atentado já "num estado avançado".

© Stephane Mahe / Reuters

Cazeneuve disse que o raide no bairro Argenteuil, nos arredores de Paris, levou a uma "detenção relevante", mas disse não haver evidência de ligação com os atentados de Bruxelas, na terça-feira, e de Paris, em novembro.

O detido, um cidadão francês, "pertence a uma rede terrorista que procurava atacar o nosso país", revelou o ministro, informando que o homem "é suspeito de estar envolvido no plano de nível elevado".

O ministro acrescentou que o suspeito tinha estado sob vigilância "durante várias semanas" e que a sua prisão foi também resultado da "cooperação estreita e permanente entre os serviços europeus".

As operações policiais decorreram hoje num prédio de apartamentos em Argenteuil, que foi evacuado, no âmbito de inquérito conduzido por um juiz de instrução antiterrorista.

Especialistas em desativação de bombas estiveram no local para permitir que a polícia prosseguisse as buscas nos apartamentos, no estacionamento e nas áreas comuns em condições de segurança, adianto o ministro.

Durante as operações, foi criado um cordão de segurança em torno do edifício.

Lusa

Atualizado às 23:09

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.