sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 22 mortos em triplo atentado suicida no Iémen

Pelo menos 22 pessoas foram mortas hoje, na sequência de um triplo atentado suicida em Aden, no sul do Iémen, segundo as autoridades locais.

© Khaled Abdullah Ali Al Mahdi

Os ataques foram cometidos contra pontos de controlo das autoridades leais ao governo, reconhecido pela comunidade internacional, refere a agência de notícias AFP.

Dois carros-bombas explodiram no oeste de Aden e, uma ambulância, junto a um posto de controlo, no centro da cidade, declarada capital provisória, depois de Sanaa ter sido tomada pelos rebeldes xiitas huthis.

A guerra do Iémen intensificou-se na sequência da intervenção, em março de 2015, de uma coligação árabe liderada pela Arábia Saudita, em apoio ao governo do presidente iemenita Abdrabuh Mansur Hadi, contra os rebeldes huthis.

A última sessão de conversações entre o governo iemenita e os rebeldes, apoiados pelo Irão, decorreu de 15 a 20 de dezembro de 2015, na Suíça, sob mediação da ONU.

A guerra no Iémen provocou perto de 6.300 mortos, cerca de metade civis, segundo a ONU. Os rebeldes controlam a capital Sanaa e largas faixas de território no norte do país.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01