sicnot

Perfil

Mundo

Três soldados mortos num ataque na Turquia atribuído ao PKK

Três militares foram mortos e 22 ficaram feridos na quinta-feira à noite num ataque com um carro armadilhado contra uma esquadra da polícia na Turquia, atribuído pelas autoridades ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Emrah Gurel

O ataque visou uma esquadra na localidade de Mermer, numa estrada que liga Diyarbakir, a maior cidade do sudeste da Turquia, de maioria curda, a Bingöl.

Os atacantes conduziram uma carrinha cheia de explosivos contra o edifício e abriram fogo contra os agentes.

Após mais de dois anos de cessar-fogo, o conflito curdo foi retomado no verão passado, causando várias vítimas dos dois lados e matando dezenas de civis.

Um grupo radical dissidente do PKK, os Falcões da Liberdade do Curdistão, reivindicaram dois atentados suicidas que causaram a morte de 65 pessoas e dezenas de feridos, a 17 de fevereiro e 13 de março, no centro de Ancara.

O conflito curdo já fez mais de 40 mil mortos desde 1984.

No sábado passado, um bombista suicida fez-se explodir numa rua turística de Istambul, matando quatro turistas e ferindo três dezenas de pessoas.

Este atentado foi atribuído pelas autoridades ao Daesh.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC