sicnot

Perfil

Mundo

China considera cooperação com a Rússia essencial para garantir paz no mundo

O Presidente da China, Xi Jinping, considerou na sexta-feira que a "cooperação estratégica" entre Pequim e Moscovo é "primordial" para garantir a paz regional e no mundo.

© POOL New / Reuters

"A cooperação estratégica entre a China e a Rússia tem um papel primordial na salvaguarda da paz e da estabilidade regionais e mundiais", disse Xi Jinping durante um encontro com o chefe de gabinete do Kremlin, Sergei Ivanov.

O Presidente chinês disse que os dois países são o aliado mais importante um do outro e instou ao reforço da cooperação.

Xi Jinping enfatizou que tanto ele próprio como o sue homólogo Vladimir Putin concordam com uma maior troca de informações e cooperação entre o Partido Comunista chinês (PCC) e a administração russa.

Ivanov, por seu lado, e segundo a agência oficial chinesa Xinhua, sublinhou o "rápido desenvolvimento da cooperação em várias áreas" entre a China e a Rússia, assim como "a comunicação e a coordenação próxima em assuntos internacionais".

A China e a Rússia são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e têm posições semelhantes em relação a conflitos internacionais como o da Síria ou em relação à Coreia do Norte.

Por outro lado, Pequim tem tentado manter uma posição neutra perante a condenação internacional da anexação da península da Crimeia pela Rússia.

Apesar de apoiar a Rússia e a restante comunidade internacional na ofensiva contra o grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque, o Governo chinês tem evitado pronunciar-se sobre a sua eventual participação direta.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".