sicnot

Perfil

Mundo

China considera cooperação com a Rússia essencial para garantir paz no mundo

O Presidente da China, Xi Jinping, considerou na sexta-feira que a "cooperação estratégica" entre Pequim e Moscovo é "primordial" para garantir a paz regional e no mundo.

© POOL New / Reuters

"A cooperação estratégica entre a China e a Rússia tem um papel primordial na salvaguarda da paz e da estabilidade regionais e mundiais", disse Xi Jinping durante um encontro com o chefe de gabinete do Kremlin, Sergei Ivanov.

O Presidente chinês disse que os dois países são o aliado mais importante um do outro e instou ao reforço da cooperação.

Xi Jinping enfatizou que tanto ele próprio como o sue homólogo Vladimir Putin concordam com uma maior troca de informações e cooperação entre o Partido Comunista chinês (PCC) e a administração russa.

Ivanov, por seu lado, e segundo a agência oficial chinesa Xinhua, sublinhou o "rápido desenvolvimento da cooperação em várias áreas" entre a China e a Rússia, assim como "a comunicação e a coordenação próxima em assuntos internacionais".

A China e a Rússia são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e têm posições semelhantes em relação a conflitos internacionais como o da Síria ou em relação à Coreia do Norte.

Por outro lado, Pequim tem tentado manter uma posição neutra perante a condenação internacional da anexação da península da Crimeia pela Rússia.

Apesar de apoiar a Rússia e a restante comunidade internacional na ofensiva contra o grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque, o Governo chinês tem evitado pronunciar-se sobre a sua eventual participação direta.

Lusa

  • Vigília à porta da Autoeuropa contra novo horário
    1:13

    País

    Alguns trabalhadores da Autoeuropa fizeram este domingo uma vigília junto à fábrica, contra a imposição do novo horário de trabalho, que começa em fevereiro. Os trabalhadores estão contra essa obrigatoriedade e dizem que é ilegal porque não cumpre as 35 horas de descanso entre turnos.

  • Krovinovic não joga mais esta época

    Desporto

    O futebolista croata Filip Krovinovic lamentou este domingo a lesão nos ligamentos do joelho direito, sofrida no sábado na receção do Benfica ao Desportivo de Chaves (3-0), assumindo a confiança na conquista do quinto campeonato consecutivo pelo clube.

  • Marco Silva despedido do comando técnico do Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva deixou o comando técnico do Watford, anunciou o 10.º classificado da Liga inglesa de futebol no seu sítio na Internet. "Foi uma decisão difícil e não foi tomada de ânimo leve. O clube está convencido de que a contratação de Marco Silva foi a correta e não fosse a abordagem indesejada de um rival da 'Premier League', continuaríamos a prosperar sob o seu comando", lê-se no comunicado do clube.

  • Waris estreia-se nos treinos do FC Porto

    Desporto

    O avançado ganês Majeed Waris, emprestado pelos franceses do Lorient, treinou este domingo pela primeira vez com o plantel do FC Porto, anunciou o líder da I Liga portuguesa de futebol no seu sítio oficial na Internet.