sicnot

Perfil

Mundo

Bernie Sanders vence Hillary Clinton nas primárias democratas do Alasca

O senador Bernie Sanders ganhou as eleições de hoje, dos democratas norte-americanas, no Alasca, batendo Hillary Clinton e interrompendo a dinâmica de vitória da candidata, anunciou a imprensa.

© Mike Blake / Reuters

As redes de televisão dão a Sanders quase 79 por cento, contra 21 por cento para Clinton, no Estado do noroeste do país, onde estão em causa 16 delegados, nas primárias do Partido Democrata.

O senador de Vermont também aparece posicionado para ganhar no Estado de Washington, no norte da costa Oeste, onde estão em jogo 101 delegados.

As eleições primárias ("caucus") para eleger os delegados de cada candidato democrata, também estão a decorrer no Havai, com 25 delegados.

De acordo com a estação televisiva CNN, até sábado, Hillary Clinton já tinha 1.711 delegados e Sanders, 952. Para ganhar a eleição democrata são precisos 2.383.

O mais votado será depois o candidato do partido às eleições presidenciais.

Lusa

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas chegou este sábado a acordo sobre o cessar-fogo na Síria, depois de três dias de intensas negociações para evitar o veto da Rússia. As tréguas vão durar 30 dias e permitir a entrada de ajuda humanitária em Ghouta Oriental, a região mais atingida pela guerra na Síria, nesta altura. Em apenas sete dias, os bombardeamentos do regime fizeram mais de 500 mortos.

  • Portugueses e espanhóis protestam em Salamanca contra mina de urânio
    0:38

    País

    O Bloco de esquerda desafia o Governo português a exigir às autoridades espanholas uma avaliação do impacto ambiental da mina de urânio a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. Este caso está gerar contestação entre os ambientalistas. Várias associações portuguesas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca. A Quercus diz-se preocupada com o impacto da mina de urânio no território português.

  • PS e PSD querem acordo sobre fundos e descentralização até ao verão
    3:07
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • As gravações que provam que as autoridades conheciam o perfil violento de Nikolas Cruz
    1:35