sicnot

Perfil

Mundo

Bernie Sanders vence Hillary Clinton nas primárias democratas do Alasca

O senador Bernie Sanders ganhou as eleições de hoje, dos democratas norte-americanas, no Alasca, batendo Hillary Clinton e interrompendo a dinâmica de vitória da candidata, anunciou a imprensa.

© Mike Blake / Reuters

As redes de televisão dão a Sanders quase 79 por cento, contra 21 por cento para Clinton, no Estado do noroeste do país, onde estão em causa 16 delegados, nas primárias do Partido Democrata.

O senador de Vermont também aparece posicionado para ganhar no Estado de Washington, no norte da costa Oeste, onde estão em jogo 101 delegados.

As eleições primárias ("caucus") para eleger os delegados de cada candidato democrata, também estão a decorrer no Havai, com 25 delegados.

De acordo com a estação televisiva CNN, até sábado, Hillary Clinton já tinha 1.711 delegados e Sanders, 952. Para ganhar a eleição democrata são precisos 2.383.

O mais votado será depois o candidato do partido às eleições presidenciais.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.