sicnot

Perfil

Mundo

Detidos 50 suspeitos de envolvimento no atentado em Lahore

As forças de segurança paquistanesas detiveram 50 suspeitos de envolvimento no atentado terrorista de domingo num parque de Lahore, que provocou 72 mortos e 359 feridos, indicaram hoje fontes oficiais.

© Mohsin Raza / Reuters

"Operação militar na zona de Iqbal: 50 suspeitos detidos", informou o governo da província do Punjab, de que Lahore é a capital, na conta oficial do Twitter, sem adiantar pormenores sobre as operações.

O diretor geral do Gabinete de Informações do Exército paquistanês, Asim Bajwa, indicou nessa mesma rede social que os militares levaram a cabo várias operações contra grupos insurgentes ao longo de toda a noite de domingo e madrugada de hoje.

"Os serviços de inteligência, apoiados pelo Exército e pelo corpo de «Rangers» fizeram cinco operações em Lahore, Faisalabade e Multan. As operações continuam e com novas pistas", acrescentou o general paquistanês.

O porta-voz militar adiantou também que, além das detenções de supostos terroristas e colaboradores do ataque foram apreendidas armas e munições, sem quantificar.

Segundo o canal de televisão paquistanês Geo TV, entre os detidos encontram-se três irmãos do principal suspeito de ter cometido o atentado suicida, um jovem de 28 anos natural do sul da província do Punjab que estudo durante vários anos numa madrassa (escola islâmica).

O número de mortos no ataque subiu hoje para 72, entre eles 18 mulheres e 17 crianças, enquanto o de feridos aumentou para 359, 20 deles em estado grave.

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, viajou hoje de manhã para Lahore, tendo-se já reunido com as autoridades locais e visitado vários hospitais onde sem encontram várias vítimas do atentado.

O atentado ocorreu na tarde de domingo no parque Gulshan Iqbal, próximo de um parque infantil, cheio de famílias que ali se encontravam.

O ataque foi reivindicado pelo Jamaat al Ahrar, cisão do principal grupo rebelde do Paquistão, o Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP).

"Reivindicamos a responsabilidade por este ataque contra os cristãos que celebravam a Páscoa", disse o porta-voz do grupo extremista, Ehansullah Ehsan, ao diário paquistanês The Express Tribune.Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim