sicnot

Perfil

Mundo

Ex-dirigente da Blackstone acusado de fraude arrisca 40 anos prisão

Um ex-dirigente da sociedade de investimentos norte-americana Blackstone foi acusado hoje de fraude financeira num montante de 95 milhões de dólares (85 milhões de euros), anunciou o procurador federal de Manhattan, Preet Bharara, em comunicado.

© Brendan McDermid / Reuters

Segundo o texto da acusação, Andrew Caspersen, de 39 anos, utilizou fundos confiados por clientes em investimentos da sua conta pessoal, mas perdeu a maioria do capital, ao fazer más apostas no mercado das opções.

No seu comunicado, Bharara não identificou a empresa que empregava Caspersen na altura dos factos, mas a imprensa financeira norte-americana mencionou a PJT Partners. Mas a fraude teria começado antes, quando trabalhava para a Park Hill Group, uma filial da Blackstone, que esta alienou em 2013 para a PJT Parners.

Caspersen também é visado em processos levantados pela autoridade bolsista dos EUA, a SEC, na sigla em Inglês.

Segundo o procurador nova-iorquino, as ações de Caspersen teriam despertado as suspeitas deu investidor, que lhe tinha confiado dinheiro e o questionou sobre a natureza real das suas operações.

Se for condenado, arrisca uma pena de até 40 anos de prisão e uma penalização financeira de cinco milhões de dólares ou duas vezes o prejuízo provocado.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.