sicnot

Perfil

Mundo

Dilma cancela viagem aos EUA no meio de crise política

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, cancelou hoje a viagem que deveria fazer esta semana aos Estados Unidos, pouco depois de o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) ter decidido abandonar a coligação de governo.

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

© Adriano Machado / Reuters

A chefe de Estado brasileira iria participar na 4.ª Cimeira de Segurança Nuclear, em Washington, entre quinta e sexta-feira, e deveria partir do Brasil na quarta-feira de manhã.

Segundo a Agência Brasil, a equipa de apoio que viaja sempre antes da Presidente não embarcou na segunda-feira e hoje recebeu o aviso de que aquela iniciativa deixou de figurar na agenda.

Caso participasse no encontro, no qual são esperados outros chefes de Estado, o vice-presidente Michel Temer, também presidente do PMDB, assumiria a Presidência da República brasileira, como sempre acontece nas viagens de Dilma Rousseff ao estrangeiro.

Esta tarde, o PMDB, principal aliado do Partido dos Trabalhadores (PT) da Presidente Dilma Rousseff, decidiu abandonar o Governo.

A possibilidade de Michel Temer assumir a Presidência, caso Dilma Rousseff seja destituída do cargo, torna-se mais provável depois desta decisão do maior partido brasileiro.

A imprensa brasileira tem dado conta de vários encontros entre elementos do PMDB e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), da oposição, para discutir um possível acordo de governo pós-destituição, em que Michel Temer assumiria a Presidência da República.

Lusa

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.