sicnot

Perfil

Mundo

Pyongyang lança no mar novo míssil de curto alcance, afirma Seul

A Coreia do Norte voltou hoje a lançar um míssil de curto alcance que caiu no mar na sua costa oriental, anunciaram as forças armadas sul-coreanas.

© KCNA KCNA / Reuters

O Estado-Maior das Forças Armadas sul-coreanas precisa num comunicado que o projétil de curto alcance foi lançado por volta das 05:40 locais (08:40 em Lisboa), perto da cidade de Wonsan, este do território norte-coreano, e percorreu 200 quilómetros.

"Estamos a acompanhar a situação de muito perto e estamos preparados para qualquer eventualidade", acrescenta o comunicado, citado pela agência France Press.

O clima de tensão na península coreana tem vindo a deteriorar-se desde o quarto ensaio nuclear norte-coreano no início de janeiro último, seguido a 7 de fevereiro de um lançamento de míssil, que foi considerado como um teste disfarçado de lançamento de um míssil balístico de longo alcance.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas respondeu no início deste mês com um reforço de sanções contra o regime de Pyongyang.

Nas últimas semanas, a realização de manobras militares conjuntas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos levaram a um novo aumento da tensão, com o regime de Kim Jong-un a responder com lançamentos de mísseis e ameaças quase quotidianas de ataques nucleares.

No passado dia 21 de março, Pyongyang lançou cinco mísseis de curto alcance que caíram no mar do Japão, e três dias antes havia já lançado dois mísseis de médio alcance, uma provocação considerada mais grave, uma vez que os projéteis tinham a capacidade para alcançar o Japão.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.