sicnot

Perfil

Mundo

Pyongyang lança no mar novo míssil de curto alcance, afirma Seul

A Coreia do Norte voltou hoje a lançar um míssil de curto alcance que caiu no mar na sua costa oriental, anunciaram as forças armadas sul-coreanas.

© KCNA KCNA / Reuters

O Estado-Maior das Forças Armadas sul-coreanas precisa num comunicado que o projétil de curto alcance foi lançado por volta das 05:40 locais (08:40 em Lisboa), perto da cidade de Wonsan, este do território norte-coreano, e percorreu 200 quilómetros.

"Estamos a acompanhar a situação de muito perto e estamos preparados para qualquer eventualidade", acrescenta o comunicado, citado pela agência France Press.

O clima de tensão na península coreana tem vindo a deteriorar-se desde o quarto ensaio nuclear norte-coreano no início de janeiro último, seguido a 7 de fevereiro de um lançamento de míssil, que foi considerado como um teste disfarçado de lançamento de um míssil balístico de longo alcance.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas respondeu no início deste mês com um reforço de sanções contra o regime de Pyongyang.

Nas últimas semanas, a realização de manobras militares conjuntas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos levaram a um novo aumento da tensão, com o regime de Kim Jong-un a responder com lançamentos de mísseis e ameaças quase quotidianas de ataques nucleares.

No passado dia 21 de março, Pyongyang lançou cinco mísseis de curto alcance que caíram no mar do Japão, e três dias antes havia já lançado dois mísseis de médio alcance, uma provocação considerada mais grave, uma vez que os projéteis tinham a capacidade para alcançar o Japão.

Lusa

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC