sicnot

Perfil

Mundo

Sequestrador do avião da Egypt Air terá motivos políticos

Um avião da Egypt Air com 80 pessoas foi sequestrado e desviado para um aeroporto do Chipre. O sequestrador está armado e tem explosivos presos ao corpo. Alguns passageiros já foram autorizados a sair do aparelho.

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

Atualizado 11:38

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Chipre identificou o sequestrador através do Twitter como Seif Eldin Mustafa.

A carta que o sequestrador pediu que enviassem à ex-mulher está a ser traduzida.

A polícia confirmou que a ex-mulher, com quem o sequestrador tem 4 filhos, está no aeroporto.

Segundo a televisão pública cipriota, o sequestrador do avião da EgyptAir está a exigir a libertação de prisioneiras no Egito.

Neste momento, continuam 7 pessoas sequestrados no avião, quatro tripulantes e três passageiros.

Fonte do Governo cipriota revelou à Agência AFP que o sequestrador do A-320 da Egypt Air pediu às autoridades para ver a ex-mulher.

O presidente do Chipre Nicos Anastasiades afirma que o sequestro do avião da EgiptAir não está relacionado com terrorismo.

Entretanto, mais 5 passageiros foram libertados. O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Chipre e o Twitter da EgyptAir já tinham confirmado a libertação de 56 pessoas.

De acordo com o Governo egípcio o sequestrador queria ir para Istambul, mas o comandante do avião disse que não havia combustível suficiente para realizar a viagem.

As testemunhas afirmam que o sequestrador terá atirado uma carta em árabe para fora do avião a pedir que a entregassem à ex-mulher, que vive no Chipre.

O sequestrador está armado com explosivos.

Um avião da Egypt Air, fazia a ligação entre Alexandria e o Cairo. Foi sequestrado e desviado para um aeroporto do Chipre com 81 passageiros a bordo.

O sequestrador contactou a torre de controlo que deu autorização para aterrar numa zona isolada do aeroporto de Larnaca, na costa sul do Chipre. Uma equipa de gestão de crises foi destacada para o aeroporto.

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC

  • Quase 600 pedidos de nulidade de casamentos católicos em três anos
    1:38

    País

    Entre 2015 e 2017, 575 casais portugueses pediram a anulação do casamento católico. O ano passado o número de pedidos duplicou em relação a 2015. Desde esse ano, e por decisão do Papa Francisco, que os pedidos de nulidade do casamento pela Igreja são mais simples, mais baratos e mais rápidos.

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31

    País

    Rui Rio diz que a decisão sobre o futuro da liderança da bancada parlamentar do PSD só será tomada depois de falar com Pedro Passos Coelho e com Hugo Soares. Em entrevista à RTP, a primeira depois de vencer as diretas, o Rui Rio lembrou esta terça-feira que Passos Coelho ainda é líder do partido.

  • Deputado dorme no Parlamento britânico
    0:58