sicnot

Perfil

Mundo

Sequestrador do avião da Egypt Air terá motivos políticos

Um avião da Egypt Air com 80 pessoas foi sequestrado e desviado para um aeroporto do Chipre. O sequestrador está armado e tem explosivos presos ao corpo. Alguns passageiros já foram autorizados a sair do aparelho.

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

Atualizado 11:38

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Chipre identificou o sequestrador através do Twitter como Seif Eldin Mustafa.

A carta que o sequestrador pediu que enviassem à ex-mulher está a ser traduzida.

A polícia confirmou que a ex-mulher, com quem o sequestrador tem 4 filhos, está no aeroporto.

Segundo a televisão pública cipriota, o sequestrador do avião da EgyptAir está a exigir a libertação de prisioneiras no Egito.

Neste momento, continuam 7 pessoas sequestrados no avião, quatro tripulantes e três passageiros.

Fonte do Governo cipriota revelou à Agência AFP que o sequestrador do A-320 da Egypt Air pediu às autoridades para ver a ex-mulher.

O presidente do Chipre Nicos Anastasiades afirma que o sequestro do avião da EgiptAir não está relacionado com terrorismo.

Entretanto, mais 5 passageiros foram libertados. O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Chipre e o Twitter da EgyptAir já tinham confirmado a libertação de 56 pessoas.

De acordo com o Governo egípcio o sequestrador queria ir para Istambul, mas o comandante do avião disse que não havia combustível suficiente para realizar a viagem.

As testemunhas afirmam que o sequestrador terá atirado uma carta em árabe para fora do avião a pedir que a entregassem à ex-mulher, que vive no Chipre.

O sequestrador está armado com explosivos.

Um avião da Egypt Air, fazia a ligação entre Alexandria e o Cairo. Foi sequestrado e desviado para um aeroporto do Chipre com 81 passageiros a bordo.

O sequestrador contactou a torre de controlo que deu autorização para aterrar numa zona isolada do aeroporto de Larnaca, na costa sul do Chipre. Uma equipa de gestão de crises foi destacada para o aeroporto.

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Euforia e preocupação no Santiago de Bernabéu
    3:02
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49