sicnot

Perfil

Mundo

A história da foto com o pirata do ar

O jovem britânico que tirou uma fotografia ao lado do egípcio que desviou ontem para Chipre um avião da EgyptAir explica que o fez porque "não tinha nada a perder". Uma imagem surrealista que está hoje a fazer manchetes na imprensa mundial e nas redes sociais.

Ben Innes, 26 anos, que vive em Aberdeen (Escócia), posa a sorrir ao lado do egípcio que era portador de um cinto de explosivos falso e foi um dos últimos passageiros a abandonar o avião no aeroporto de Larnaca, em Chipre.

"Pensava que a bomba era verdadeira. Não tinha de qualquer maneira nada a perder em aproximar-me dele", contou Ben Innes ao tabloide britânico The Sun.

"Após cerca de meia hora no avião em Larnaca, pedi-lhe para fazer uma foto com ele enquanto todos nós aguardávamos (pela resposta às reivindicações do pirata do ar). Dei por mim a perguntar-me: 'Porquê?'. Pensei que se ele se fizesse explodir, a fotografia não existiria. Mas pensei também que poderia ser uma forma de perceber se o cinto era verdadeiro ou não", referiu.

Logo depois, acrescentou, pediu a um membro da tripulação para traduzir o pedido ao pirata do ar, que aceitou, permitindo que uma hospedeira tirasse a fotografia.

Amigos de Ben Innes, citados pelo diário britânico The Guardian, afirmaram-se, porém, "pouco espantados" com a atitude.

"Ele não tem medo de nada. Tem tudo a ver com o seu caráter", disse um dos amigos de Ben Innes, citado por outro jornal, o Telegraph.

O pirata do ar fez crer que era portador de um cinto de explosivos para convencer o piloto do Airbus A-320 da EgyptAir, que fazia a ligação entre Alexandria e o Cairo, a dirigir-se para Chipre, a cerca de 500 quilómetros da costa egípcia.

Após aterrar em Larnaca, seguiram-se seis horas de tensão, ao mesmo tempo que, aos poucos, foram sendo libertados os 55 passageiros e a tripulação.

Com Lusa

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.