sicnot

Perfil

Mundo

Homens armados invadem estação de televisão na Líbia

Um grupo de homens armados invadiu hoje a sede da estação de televisão Al- Nabaa em Trípoli, capital da Líbia, cortando as transmissões e forçando a saída dos trabalhadores, segundo dois jornalistas do canal.

"Um grupo de homens armados, alguns deles com uniformes e outros vestidos à civil, invadiram os nossos escritórios e reuniram os funcionários numa sala antes de os expulsar da estação", disse um dos jornalistas à AFP.

Os programas da cadeia Al- Nabaa pararam completamente durante meia hora depois de uma bandeira vermelha aparecer a dizer "Urgente", anunciando que "os filhos e revolucionários de Trípoli fecharam a cadeia televisiva da discórdia e da instigação (ao ódio)", ameaçando perseguir todos aqueles que voltarem ao trabalho.

"Eles levaram-nos para fora das instalações, assumindo o controlo e suspendendo a transmissão. Nenhum de nós ficou ferido", disse à AFP um outro jornalista, sob condição de anonimato.

No início do dia, esta mesma cadeia tinha transmitido as declarações do Khalifa el-Ghweill, chefe das autoridades não reconhecidas pela comunidade internacional no controlo de Trípoli, exigindo que Fayez al- Sarraj - um empresário nomeado primeiro-ministro do governo de união apoiado pela ONU -- deixasse o país.

Sarraj chegou hoje a Trípoli, vindo da Tunísia, com vários membros de seu gabinete.

Os deputados não reconhecidos de Trípoli foram à Al-Nabaa para denunciar a chegada de Sarraj e dos seus ministros, apelidando os oficiais que permitiram a chegada de "traidores".

Um jornalista da Al-Nabaa disse que os homens armados que invadiram o canal "pareciam estar a favor do governo Sarraj".

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.