sicnot

Perfil

Mundo

Ministro dos Desportos brasileiro substituído após polémica no governo

O ministro brasileiro dos Desportos, George Hilton, deixou o cargo na quarta-feira e será substituído provisoriamente por Ricardo Leyser, homem forte do governo na organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, anunciou a Presidência.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"A Presidente da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado George Hilton deixa, a seu pedido, o Ministério dos Desportos", segundo um comunicado do palácio presidencial.

No cargo desde dezembro de 2014, George Hilton tem sido o centro das atenções desde que o seu antigo partido, o PRB, deixou a 16 de março a coligação de centro-esquerda no poder para se juntar à oposição.

Na semana passada, uma fonte governamental tinha indicado à agência AFP que a sua saída era "muito provável".

O seu sucessor, Ricardo Leyser, trabalha no Ministério dos Desportos desde 2013, onde ocupa o posto de secretário de Estado encarregado do desporto de alto nível.

Pertence ao PCdoB (partido comunista), como o antecessor de George Hilton, Aldo Rebelo, que ocupava o cargo durante o Mundial 2014 (futebol).

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.